Hábitos que podem evitar o Câncer de Mama

Postado em: Cuidados com a Saúde - 25/10/2019

Prevenção é o melhor caminho para combater a doença. Veja quais hábitos seguir para manter o Câncer de Mama bem longe

De acordo com instituições de saúde, o câncer é uma das doenças com maior aumento no número de casos nos últimos anos. Para reverter esse quadro, umas das principais ações é investir na prevenção, principalmente com ações que conscientizem sobre a importância de manter hábitos saudáveis que podem interferir diretamente na saúde. 

Entre os fatores de risco que estão relacionados com nosso estilo de vida estão inclusos o tabagismo, o sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, alimentação desequilibrada e o consumo de álcool, que estão associados a um terço das mortes por 20 tipos de câncer no Brasil, segundo os mais novos estudos epidemiológicos.

O Outubro Rosa busca alertar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama através do diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas, pois quanto antes for descoberto, maiores são as chances de cura. O câncer de mama é mais comum entre as mulheres, mas também pode afetar os homens. 

De acordo com o Inca, 30% dos casos da doença podem ser evitados, e alguns hábitos de vida saudáveis podem contribuir na redução dos riscos que levam ao desenvolvimento do câncer:

Alimentação

A nutrição cria um laço de compromisso com a saúde e busca conscientizar sobre a alimentação equilibrada, que é um dos passos para prevenir o câncer, afinal muitas escolhas alimentares inadequadas e a frequência com que estas são feitas são extremamente prejudiciais. Quanto mais natural a alimentação, melhor. Vale ressaltar a importância de descascar mais e desembalar menos, e assim fornecer mais nutrientes para que todo o corpo seja beneficiado.

Aposte em alimentos fontes de antioxidantes e com ação anti-inflamatória. O organismo que vive inflamado ganha peso com mais facilidade, acumula mais gordura e está mais propenso a desenvolver doenças. Evite ao máximo alimentos ultraprocessados, prontos para consumo rápido, que contém excesso de açúcares, gordura e sódio.

Elimine vícios

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Elas aumentam o risco de desenvolver câncer. A situação piora se o álcool for combinado com o tabaco. Afinal, ao fumar, são liberadas mais de 4700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Estudos mostram que mulheres que consomem mais de uma dose de álcool por dia ou que exageram regularmente na bebida têm risco mais alto de ter a doença.

Peso corporal e atividade física

Um estudo recente associou a obesidade e o excesso de peso com vários tipos de câncer. A atividade física e a alimentação saudável são uma dupla de sucesso de cuidados que podem auxiliar na manutenção do peso adequado. Procure praticar alguma atividade que seja prazerosa, convide algum familiar ou amigo, reserve um tempinho para a caminhada diária, troque o elevador pela escada, o carro pela bicicleta, crie um espaço na agenda só para cuidados com a saúde. Preferencialmente, faça um check-up antes para se certificar que está tudo bem para sair do sedentarismo.

Sono

A falta de sono afeta a saúde como um todo, prejudica o coração, o cérebro, enfraquece o sistema imunológico, a pessoa fica mais estressada, irritada, indisposta, seu metabolismo fica lento, envelhece mais rápido e ainda aumenta as chances de desenvolver câncer. Respeite o ciclo do sono e procure ajuda em casos de distúrbios que impedem um sono de qualidade. Segundo cientistas, sono desregulado pode alterar o bom funcionamento de todo o organismo, inclusive da base genética.

Exames

Faça os exames preventivos periodicamente e fique atenta aos sinais do corpo. Caso observe algo diferente, procure ajuda médica, até mesmo para não gerar algum tipo de interpretação errada.

Este conteúdo é de caráter informativo e não dispensa acompanhamento especializado. A prevenção envolve cuidados múltiplos diariamente. É um conjunto de ações que, se e quando colocadas em prática, promovem muito mais qualidade de vida.                                                                                    

Recomendados para você