Pedras nos Rins: Maior Incidência entre Homens

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 15/08/2017

Cálculo renal, popularmente conhecido como pedras nos rins, podem se instalar em outras partes do trato urinário, ou seja, na bexiga, na uretra e nos ureteres.

Mas você sabia que as pedras nos rins afetam quatro vezes mais os homens do que as mulheres?

Os motivos são vários, mas o principal é a infecção do trato urinário. Outras causas decorrentes são: beber pouca água, falta da pratica de atividade física e o excesso de consumo de leite, chocolate e chás, pois estes alimentos contém oxalato de cálcio, que contribuem para o aparecimento de pedras nos rins.

Outro motivo que muita gente não sabe, é que como os homens tem mais massa muscular do que as mulheres, a maior quantidade de tecido provoca pré-disposição para o aparecimento de pedras nos rins.

Os sintomas específicos que os homens devem prestar atenção são: dor intensa, especialmente ao urinar, espasmos que afetam um ou ambos os lados da região lombar, dor no abdômen e nos órgãos genitais, além de náuseas, febres, calafrios e sangue na urina.

E neste caso, qual é a alimentação mais adequada? A alimentação mais adequada é beber mais de 2 litros de água por dia e tomar suco de laranja ou de limão ao acordar, pois a vitamina C impede a formação das pedras. Além disso, evitar o excesso de proteína, equilibrar o consumo de derivados do leite e também reduzir o consumo de sal.

Recomendados para você