Por que é tão difícil seguir hábitos saudáveis?

Postado em: Cuidados com a Saúde - 21/12/2018

Seguir hábitos saudáveis exige muita dedicação. Porém, adotar isso como uma prática diária pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde. Entenda

Estamos quase começando um novo ano e, nesse momento, muitas pessoas traçam novas metas e desejam mudar alguns hábitos. Cuidar da saúde deve ser uma das prioridades, afinal, é por meio dela que temos força e motivação para buscar novos horizontes.

Uma das formas de cuidar da saúde é, sem dúvida, optar por hábitos saudáveis. Embora essa prática demande muita dedicação, ela proporciona inúmeros benefícios em nossa vida como, prevenção de doenças, reforço do sistema imunológico, aumenta a qualidade do sono, garante o bom humor, etc.

Mas, o que se encaixa na categoria de hábitos saudáveis?

Esse conceito varia de pessoa para pessoa, mas de maneira geral ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas – ou com moderação -, ter bons relacionamentos e cuidar da saúde mental são alguns dos pontos mais importantes.

Como iniciar?

O primeiro passo é deixar de lado todas as desculpas e parar de falar que é difícil. Se existe algo impedindo que sua vida flua com leveza, é hora de tomar algumas atitudes e repensar aquilo que está fazendo.

A adesão de novos hábitos saudáveis no dia a dia, embora seja individual, pode influenciar outras pessoas ao seu redor. Como por exemplo, a sua família e seus amigos mais próximos.

Que tal um desafio?

Se não sabe como começar, nós queremos lhe propor um simples desafio, para que você possa ter o impulso necessário e comece novos hábitos que farão toda a diferença em sua vida como um todo. 

Separamos algumas dicas para que você possa começar de maneira simples. A ideia aqui é escolher ao menos 3 itens abaixo e determinar prazos para cumprir sem exageros. Vamos começar?

  1. Mastigue bem e devagar:

O nosso sistema nervoso leva entre 15 e 20 minutos para entender que o estômago está cheio, ou seja, satisfeito. Por isso, é essencial controlar melhor o tempo que leva durante as refeições.

Crie um método pelo qual você possa administrar esses preciosos minutos nessas refeições. Dessa forma, você poderá construir um hábito de comer com tranquilidade, sem pressa apreciando o alimento.

  1. Redução de açúcar:

Você já deve saber que o excesso de açúcar é um dos principais vilões que causam excesso de peso, que pode levar ao sobrepeso e a obesidade, gerando doenças e demais complicações de saúde.

A dica aqui é bem simples, reduza ou tire totalmente da sua vida alimentos ricos carboidratos cristalizados comestíveis. Como por exemplo, o suco de pacotinho, de caixinha, refrigerante, entre outros.

  1. Hidrate-se

O nosso organismo, quando adulto, é composto por cerca de 60% de água. Um organismo bem hidratado funciona com mais eficiência e, por isso, precisamos ter sempre conosco uma garrafinha de água para ingerir diariamente e de maneira constante.

Além disso, você pode determinar um horário específico para incluir um suco natural em sua dieta, todos dias. Uma dica muito boa é preparar com antecedência os kits e congelar. Assim, você também economiza tempo.

  1. Diminua o sal

Você deve saber que menos sal significa mais saúde, não é mesmo? Por isso, uma das estratégias é diminuir o consumo de sal, optando por temperinhos naturais e evitar possíveis doenças causadas pelo excesso de sal.

  1. Dormir bem é fundamental

Se você não está dormindo bem, certamente terá sua saúde física e até mental afetada. Possuir uma noite de sono de qualidade e tranquila é essencial para desfrutar de uma vida saudável.

A dica aqui é identificar e solucionar o que está gerando o problema para dormir. Atente-se aos seus hábitos antes de dormir: aquilo que você come, o que faz e o que deixa de fazer durante o dia.

Não se esqueça que dormir pouco afeta a saúde como um todo, pois o acúmulo de gordura é maior, o coração e o cérebro são afetados, o sistema imunológico é enfraquecido e você certamente ficará mais estressado, irritado e indisposto.

E aí, o que se encaixa em sua rotina? Agora é a hora de planejar-se muito bem, deixar as desculpas de lado e iniciar o novo ano com novos hábitos.

Vale lembrar que o processo é pouco a pouco e deve ser no seu ritmo, pois dessa forma é possível que esses hábitos se tornem rotineiros e não apenas momentâneos.

Sinta-se melhor e desfrute de mais qualidade de vida. Pequenas ações, grandes conquistas!

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Nutricionista Natuclin

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