Prevenção do Câncer de Próstata

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 14/08/2017

Durante essa semana vamos trazer vários temas relacionados à saúde do homem, pois neste mês é comemorado o Agosto Azul, uma ação que promove o estilo de vida saudável para a população masculina paranaense. E para iniciar vamos falar sobre o câncer de próstata.

Este câncer está localizado logo abaixo da bexiga e ocorre com o decorrer da idade. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença. O câncer de próstata atinge principalmente homens com mais de 40 anos e com histórico de câncer na família. Esta doença está relacionada a uma dieta rica em gorduras saturadas, vindas principalmente do elevado consumo de carnes vermelhas e embutidos, como salsicha e linguiça, por exemplo.

Por isso, para que os homens possam prevenir este tipo de câncer é essencial manter uma alimentação equilibrada.

Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são os ricos em licopeno, como o tomate e mamão, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, verduras, sementes e castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capaz de atuar na prevenção.

E muita atenção: o baixo nível de magnésio no organismo aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.  Por isso é interessante que os homens façam uso da suplementação deste mineral, para evitar o desenvolvimento de tumores.

Recomendados para você