benefícios das fibras para o organismo

Quais os benefícios das fibras para o nosso corpo?

Postado em: Cuidados com a Saúde - 29/07/2021

Entenda a importância desse tipo de carboidrato

As fibras, com exceção da lignina, são carboidratos de origem vegetal que não são absorvidos pelo nosso corpo. Presentes em alimentos como feijão, grão de bico, linhaça e aveia, as fibras são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, ajudando a regular o intestino e a controlar a glicose e o colesterol.

Consumo recomendado

As fibras são encontradas principalmente em frutas, legumes, verduras, grãos, raízes e tubérculos e não estão em nenhum alimento de origem animal. Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade ideal de consumo de fibras é de, no mínimo, 25 gramas por dia. 

Tipos de fibras

As fibras são separadas em dois grupos: as solúveis e as insolúveis. As fibras solúveis dissolvem na água e, por ficarem mais tempo no estômago e intestino delgado, aumentam a sensação de saciedade. Esse tipo de fibra também se une ao açúcar e à gordura dos alimentos, diminuindo a sua absorção pelo organismo e fazendo com que eles saiam junto das fezes, o que ajuda no controle do colesterol e do açúcar no sangue. Como exemplo de alimentos ricos em fibras solúveis, temos a chia, a aveia, a banana e a soja.

 

As fibras insolúveis, por sua vez, não absorvem a água e passam pelo estômago sem sofrer a digestão. Por esse motivo, elas aumentam o volume das fezes e aceleram o funcionamento do intestino. Esse tipo de fibra é encontrado em alimentos como maçã com casca, amendoim, azeitona e abacate. Por facilitar a evacuação, esse tipo de fibra auxilia a retirar as toxinas do corpo por meio das fezes e previne problemas como hemorroidas e prisão de ventre.

 

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Outros benefícios das fibras

Por serem benéficas ao intestino, as fibras previnem doenças como o câncer de cólon e outras doenças diverticulares, além de proteger contra o excesso de gordura no sangue e auxiliar as pessoas que têm diabetes.

 

Além disso, é importante lembrar que as fibras não possuem valor calórico e, por aumentarem a sensação de saciedade, são boas aliadas para uma dieta equilibrada, pois ajudam a diminuir a absorção de gorduras e açúcares no corpo.

 

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