Saiba mais sobre a importância de cuidar da sua saúde intestinal

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 03/09/2020

A adoção de uma dieta balanceada é essencial para manter o intestino saudável 

Muitas pessoas têm o hábito de usar laxante para emagrecer ou porque sofrem com constipação. Os laxantes são remédios que estimulam as contrações intestinais, favorecendo a eliminação das fezes e auxiliando no combate à prisão de ventre. Mas seu uso indiscriminado pode causar muitos prejuízos à saúde, como complicações nos rins e no coração, irritação da mucosa do intestino, interferência na absorção de nutrientes e desequilíbrio dos eletrólitos que regulam várias funções no organismo. Além disso, a microbiota também é afetada, podendo aumentar o risco de câncer, entre outras condições.  

O intestino é considerado o “segundo cérebro” do nosso organismo e as bactérias intestinais são uma parte ativa e integrada do corpo. Aqui entra a importância da alimentação saudável que contribui com todo o funcionamento do corpo, uma vez que as bactérias intestinais do bem, que compõem a microflora saudável, são afetadas pela alimentação inadequada. 

Especialistas alertam sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das doenças do aparelho digestivo. Entre algumas queixas que pacientes relatam estão dores abdominais recorrentes, sangramento nas evacuações, distensão abdominal, constipação ou diarreia, azia ou queimação, peso no estômago após a alimentação, refluxo gástrico, entre outros sintomas. Por sua complexidade, o trato gastrointestinal requer o acompanhamento com especialistas e cuidados com a alimentação. 

 Existem várias causas que podem ter relação com o mal funcionamento do intestino, como desidratação, ingestão inadequada de fibras, sedentarismo, estresse, alguns medicamentos, consumo excessivo de alimentos processados, proteína animal, refinados, doenças intestinais e até mesmo falta de sono. Então, selecionamos alguns alimentos que podem auxiliar no bom funcionamento intestinal: 

  • Linhaça, gengibre, cúrcuma, os folhosos verdes, couve-flor, brócolis, salsinha, cebola, alho, coentro, beterraba, caqui, mamão, aveia, semente de chia, kefir, damasco, ameixa, abacaxi, uva-passa, nozes, castanhas, abacate, melão, laranja, kiwi.

Destacamos três opções que você pode incluir com mais regularidade em sua alimentação: 

Aveia 

A aveia é um alimento muito versátil, que pode ser encontrada em farelo, farinha ou flocos. O carboidrato é uma excelente fonte de fibras que o organismo absorve lentamente, sem gerar picos de glicemia. Por conta disso, seu uso é indicado na alimentação antes da atividade física e também para a recuperação pós-treino.  

Semente de chia 

A chia é considerada um superalimento. Aliada da saúde, a semente é nutritiva, rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais e pode ser parceira de quem deseja manter a forma ou está em busca da redução de peso. 

O consumo diário de 1 colher de sopa de chia tem ação antioxidante, contribui na saúde do fígado e bom funcionamento intestinal, além de proporcionar maior saciedade quando usada nos intervalos das refeições.  

Você sabia que a forma como você consome a chia faz toda a diferença na absorção de nutrientes? 

É muito importante hidratar as sementes de chia, uma vez que o gel que se forma em volta da casca ajuda o organismo na absorção dos nutrientes. O ideal é realizar esse processo por pelo menos 30 minutos antes do consumo. 

A chia pode ser consumida pela manhã com limão, adicionada em sucos e vitaminas. Uma dica é preparar uma mistura de chia com iogurte à noite para ser consumida no dia seguinte com frutas picadas. A farinha de chia pode ser adicionada nas refeições principais e até mesmo em bolos, tortas e pães. 

Kefir  

O kefir é um tipo de probiótico: um conjunto de microrganismos que pode ser fermentado em água ou leite. O kefir de leite se alimenta da lactose, o açúcar naturalmente presente no leite e que se torna levemente ácido após fermentação. O kefir de água se alimenta de carboidratos e para crescer precisa de outras substâncias, como o açúcar, açúcar mascavo ou fruta. Esses microrganismos vivos podem contribuir na digestão, na produção de algumas vitaminas, como a B12 e a K, auxiliando no aproveitamento nutricional dos alimentos. 

O kefir é um grande amigo do nosso intestino, pois melhora a função intestinal, reequilibra a flora e dessa forma fortalece o sistema imunológico, uma vez que combate as bactérias que são prejudiciais ao nosso organismo. Ele auxilia também na regulação da acidez estomacal. 

Geralmente, o kefir é doado por quem já possui uma produção caseira, mas alguns cuidados são importantes para evitar contaminações: 

  • Se possível, separe os utensílios para utilizar somente com o kefir, evitando materiais de metal;  
  • O leite ou a água adicionados devem estar em temperatura ambiente; 
  • Cubra o recipiente com uma gaze ou tecido leve e guarde em um local protegido da luz e das alterações bruscas de temperatura; 
  • Mantenha na geladeira por até 7 dias após coar.

Dicas para sua alimentação  

  • Mastigue bem os alimentos, isso facilita a digestão e evita o mal-estar intestinal, melhorando a absorção dos nutrientes; 
  • Evite alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcar, inclusive refrigerantes e sucos de caixinha; 
  • Pratique atividades físicas, pois elas estimulam o funcionamento adequado do intestino; 
  • Hidrate-se ao longo do dia com pelo menos 8 copos de água ou de 3 a 4 garrafinhas de 500ml. A combinação de uma alimentação rica em fibras mais a ingestão de água é fundamental para o intestino funcionar bem; 
  • Consuma de 2 a 3 frutas ao dia, preferencialmente nos intervalos das refeições; 
  • No almoço e jantar capriche nos folhosos verdes, legumes e verduras;   
  • Dê preferência para os alimentos integrais que são mais nutritivos e fornecem mais fibras que os refinados. 

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