Sinais que não podemos ignorar no nosso corpo

Postado em: Cuidados com a Saúde - 24/05/2018

Já se pegou sentindo que algo não está bem com seu corpo? Então fique atento aos sinais que não podemos ignorar no nosso corpo e merecem um pouco mais de atenção, pois por mais que o corpo humano realize suas funções sempre pode ocorrer falhas nessa máquina que pode até ser chamada perfeita, se não fosse a forma como a tratamos algumas vezes, logo é muito importante dar atenção aos sinais para evitar complicações futuras.

Queda de cabelos e unhas fracas

Pode ser carência de vitaminas do complexo B que resulta naquelas listras que aparecem, a falta de cálcio pode deixá-las quebradiças. O ácido fólico a vitamina D e C, também são importantes na produção de queratina e outras proteínas para o desenvolvimento de unhas fortes.

Alguns alimentos que devem fazer parte da alimentação são: laranja, mamão, limão, tangerina. Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes, salmão, sardinha, gema cozida, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais, quinoa, amaranto. Já para o cabelo que tem tendência a queda e ressecamento, é interessante incluir óleo de linhaça, frutos do mar, vegetais, frutas secas, leite, nozes e castanhas.

Desejo intenso por doces

Se tem sentido desejo maior que o normal por doces, uma das causas pode ser um sistema nervoso exausto. Outra questão relevante é que a ingestão de carboidrato resulta em pico de insulina que aumenta a liberação de insulina que baixa a glicemia, porém o organismo interpreta que precisa de mais energia e assim ativa novamente o sensor da fome e cria um círculo vicioso nocivo.

Procure saciar essa vontade com chocolate amargo, mel, banana com aveia e canela, frutas secas como damasco, ameixa, tâmara. Outra estratégia é a suplementação de cromo com goji berry que inibe a vontade de comer doces e também promove saciedade.

Pele seca

Existem várias causas para a pele seca, vai desde hábito rotineiros como banhos muito quente, insuficiência de ingestão hidrídica e até alimentação inadequada que gera deficiência de nutrientes como, por exemplo, vitamina E. Inclua oleaginosas, óleo de coco, azeite de oliva, vegetais verdes escuro, frutos do mar.

Sangramento nas gengivas

Quando a gengiva é saudável, geralmente tem uma aparência rosada e ajustada aos dentes, mas se ocorre sangramento pode ser um alerta que algo está errado com seu organismo. Uma das causas prováveis é a falta de vitamina C no organismo que resulta em sangramento e a inflamação gengival, hemorragias e queda na resistência do corpo contra infecções. Outra substância que é a vitamina K que auxilia na coagulação normal do sangue e se estiver em falta resulta em mucosas sensíveis.

Procure fazer refeições equilibradas e variadas para fornecer nutrientes e vitaminas, em especialmente a C, K, B, ácido fólico e cálcio. Visite o dentista pelo menos a cada seis meses para a manutenção da saúde bucal.

 Irritabilidade e estresse

Com a vida agitada e correria é inevitável passar longe do estresse e ansiedade que consequentemente gera irritabilidade e interfere negativamente na qualidade de vida de muitas pessoas. A alimentação inadequada, com certeza, contribui para piorar essas situações, um exemplo é a falta de potássio e magnésio que tem sido relatada em alguns estudos recentes. O consumo diário de alguns alimentos como couve, nozes, espinafre, linhaça, amêndoas e sementes de girassol pode beneficiar o organismo a amenizar a irritabilidade e outros sintomas que causam desordens similares.

Um nutriente que merece destaque é o ômega 3, pois atua na produção de hormônios anti-inflamatórios que auxilia na eliminação de toxinas e consequentemente desinflama o organismo. A combinação de Ômega 3 com determinadas vitaminas resulta em proteção do cérebro e a ingestão adequada promove a redução do estresse e irritabilidade

Barulho excessivo na barriga

A movimentação muscular no estômago e intestino é normal, mas quando começa  fazer muito barulho ou ainda gera alguma dor, pode ter relação com a mastigação inadequada e não necessariamente com a fome que costuma produzir ruídos desagradáveis.

Formigamento

Além de ser desconfortável e atingir várias partes do corpo, como mãos, pés, braços ou nas pernas; o formigamento pode ser sinal de artrite reumatoide, diabetes, deficiência de vitamina B12, problemas de tireoide, entre outros. Importante ficar atento e se persistir esses sintomas procure sempre um médico.

Observe que muitos desses sinais estão relacionados com o desequilibro na alimentação e hábitos rotineiros que prejudicam a qualidade de vida e acabam resultando em complicações futuras que podem perfeitamente ser evitadas com simples ações ou mudança de atitudes.

Nutricionista Natuclin

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