Varizes: Fatores de Risco e Prevenção

Postado em: Cuidados com a Saúde - 04/09/2017

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que podem aparecer em diversas regiões do corpo. O mais comum é ocorrerem nos membros inferiores. Consideradas por muitos apenas um problema estético, na verdade, elas indicam que algo não vai bem na circulação do sangue venoso pelo organismo.

Em sentido contrário ao da lei da gravidade, as veias das pernas são responsáveis por levar o sangue que circulou pelo corpo de volta para o coração e dali para os pulmões, onde se dá a troca de gás carbônico por oxigênio. Para que possam exercer essa função, dentro delas existem pequenas válvulas que regulam o direcionamento do fluxo sanguíneo. Elas abrem para o sangue subir e fecham para impedir que desça, quando a pessoa fica em pé.

varizes

As veias das pernas que reconduzem o sangue ao coração possuem válvulas, cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés. O que pode acontecer é dessas válvulas não funcionarem corretamente e o sangue entupir as veias, provocando deformação, inchaço e alterações na pele.

O tratamento das varizes pode ser através da compressão por meias elásticas, medicamentos e através da atividade física. Uma dica interessante é que ao deitar, coloque um calço no pé da cama, para melhorar o retorno do sangue para o coração.

O ideal é cuidar da prevenção, o Ômega 3 pode ser um grande aliado, tanto na prevenção, como também quando a pessoa já desenvolveu varizes. Como ela age na circulação das pernas, ajuda a diminuir as dores e o inchaço.

Ouça o texto:

Recomendados para você