LUTEÍNA: CUIDE DA SUA SAÚDE OCULAR
Postado em: Cuidados com a Saúde dicas Saúde e Bem estar - 08/05/2023A nossa visão é um dos principais sentidos humanos, mas ainda não recebe a devida atenção e cuidados. Afinal, você sabe cuidar da sua saúde ocular? Pesquisas indicam que 34% dos brasileiros nunca consultaram um médico oftalmologista. Outro dado preocupante é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixar de algum problema na visão. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a Luteína e Zeaxantina.
PREVENÇÃO
O acompanhamento com um oftalmologista permite o diagnóstico precoce e o tratamento das enfermidades no momento certo. Doenças como catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade etc são sérias e podem levar à cegueira. Basicamente, essas doenças lesionam a retina, mácula ou cristalino, que são estruturas essenciais para o funcionamento da visão.
COMO CUIDAR DA VISÃO?
Fazer o popular exame de vista é importante para verificar como o paciente enxerga e se há necessidade do uso de óculos ou lentes para corrigir a visão. O ideal é que esse exame seja realizado anualmente.
O avanço da idade naturalmente gera algumas fragilidades em nossos olhos, além disso também sofre com danos através das radiações, do uso frequente de aparelhos eletrônicos que emitem a famosa luz azul violeta que é comprovadamente prejudicial para a visão.
Luteína e zeaxantina não são produzidas pelo nosso corpo, esses nutrientes estão diretamente conectados com a saúde dos olhos, suas potentes propriedades antioxidantes protegem essa região dos danos que os radicais livres causam, além de serem aliadas na prevenção de complicações que surgem por diversas condições que podem afetar a saúde dos olhos. A zeaxantina é importante para mácula que é responsável pela visão central, nitidez e percepção de diferentes colorações. Já a luteína é fundamental na retina periférica, pois cria uma barreira de proteção contra elementos que reagem com o oxigênio e os prejudiciais radicais livres.
A ingestão de luteína e zeaxantina são de extrema importância para a manutenção da saúde e integridade dos olhos.
E aí, o que achou do texto de hoje?
Natuclin, viver é saudável.
0 Comentários