4 dicas de como controlar a alimentação nas festas de fim de ano

Postado em: Dicas da Nutri - 13/12/2018

Durante as festas de fim de ano, é essencial não perder o foco e deixar a dieta de lado

Se você focou na dieta o ano todo, teve disciplina, contou calorias e deu o melhor de si para se manter na linha, é preciso ter muito cuidado com o período de confraternizações.

As festas de Natal e Ano Novo são repletas de guloseimas por todos os lados e, depois de muito foco em uma alimentação controlada, certamente você não irá querer jogar fora todas as conquistas, não é mesmo?

Não caia na tentação

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas que te ajudarão a não sair da dieta mesmo diante de um cenário tentador como o das festas de fim de ano.

Antes de mais nada, é preciso dizer que um planejamento bem feito é fundamental para quem deseja manter a linha saudável. Por isso, liste tudo o que irá preparar, desde os pratos que tradicionais, que geralmente são compartilhados, até uma refeição menos calórica, para você poder comer sem culpa.

Petiscos

É muito comum que, antes da refeição principal, haja alguns comes e bebes. Por isso, separamos algumas sugestões para quem gosta de beliscar e não sair da dieta.

Nesse momento, você pode apostar em torradinhas integrais com ricota ou tofu saborizado, empanadinho de abobrinha ou berinjela, croquete de bacalhau ou legumes, chips de batata-doce, espetinho de frutas como morango, uva e manga.

Não se esqueça de dar prioridade para aqueles alimentos assados, evitando ao máximo frituras e temperos artificiais.

Pratos principais e acompanhamentos

Não há como fugir das receitas deliciosas da época, não é mesmo? Porém, é preciso apreciar com cautela e optar por carnes com cortes magros, sem gorduras aparentes e recheios muito calóricos.

Sempre procure pensar as receitas tradicionais com um toque saudável, deixando de lado aqueles alimentos que você já evita durante o ano todo.

Bebidas

O primeiro passo é evitar ou consumir em pequena quantidade bebida alcoólica, pois ela não fornece nenhum nutriente e é extremamente calórica. Você sabia que 1 g de álcool contém 7 calorias? Pois é, melhor evitar.

Além disso, é importante optar pela substituição de outros líquidos, como, por exemplo, trocar o refrigerante pelos sucos naturais, água saborizada, suchá, cubos de gelo com algumas especiarias como cravo, canela, gengibre e claro, água natural, pois é muito importante manter o organismo hidratado.

Sobremesas

Não há como deixar as sobremesas de fora das ceias porém, nada impede de ser algo menos calórico, como um mousse ou pudim de chia ou torta de maracujá.

Além disso, você pode optar por incluir as frutas da época como uva, pêssego, manga, melancia, abacaxi e melão. O tradicional sorvete também não pode ficar de fora, por isso, opte pelas opções de fruta ou picolés caseiros de vários sabores.

É possível aproveitar esses momentos sem correr o risco de ter problemas porque exagerou nas quantidades, nas escolhas ou nas combinações.

Hábitos saudáveis podem proporcionar inúmeros benefícios tanto na sua vida, quanto nas pessoas ao seu redor. Por isso, não jogue fora tudo aquilo que você conquistou ao longo do ano, aproveite com responsabilidade. Pequenas mudanças, grandes conquistas!

Nutricionista Natuclin

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