Nutrição e a relação com a saúde e bem estar.

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde Dicas da Nutri Saúde e Bem estar - 31/03/2020

O Dia Nacional da Nutrição é uma data que integra o calendário do Ministério da Saúde, a alimentação saudável é uma das ações que contribui para ter mais saúde e qualidade de vida, previne doenças e reduz risco de complicações para determinadas patologias.

Mudança de hábitos é algo que traz muitos benefícios a saúde, e quem decide ter mais saúde, abre mão de certas coisas que não fazem bem, com certeza se beneficiarão e sentirão melhora na saúde, dorme melhor, tem mais disposição, é mais feliz, vive com menos ou sem dor, tem menos chance de ter depressão e tantas outras complicações que podem ter ligação com o estilo de vida.

O Nutricionista pode atuar em diversas áreas, mas queremos ressaltar aqui sobre a importância da prevenção, sobre investimento na saúde e que muitas vezes precisa de pequenas mudanças de hábitos para evitar complicações; cuidados básicos que se aprendem geralmente desde a infância, mas que ao longo dos anos são deixados de lado e a acabam resultando em problemas na saúde.

Se você realmente deseja mudar os hábitos alimentares, saiba que planejamento é fundamental. Algumas trocas inteligentes quando colocadas em prática podem refletir de forma muito positiva na sua saúde e até mesmo das pessoas que estão próximas a você.

Já parou para analisar o quanto de açúcar consome diariamente?

Que tal trocar o açúcar refinado por mel, stevia ou açúcar de coco, também dá para adicionar canela para saborizar seu café, chá, água, o suco também não precisa adoçar. Se tem o hábito de comer um docinho com frequência; a sugestão é substituir por frutas como banana, manga, uva, abacaxi com canela, morangos, mamão, goiaba, laranja, caqui, kiwi, melão, melancia. Se programe pra levar sua fruta lavada e cortada dependo do tipo, coloque um palitinho junto, ou o utensilio que vai usar. Outra opção interessante para substituir, os doces são as nozes, castanhas e frutas secas.

Alimentação com excesso de sódio pode resultar em doenças, portanto evite temperos artificiais e preparações com muito sal, prefira temperos naturais como salsinha, cebolinha, alho, coentro, manjericão, alecrim, alfavaca, louro, tomilho, orégano, cúrcuma.

Quanto mais natural melhor, a sugestão é que você inclua mais hortaliças em suas refeições; tudo verdinho, com poucas calorias, saúde pura que nossa natureza divina oferece.

O agrião possui vitamina K que ajuda na absorção de cálcio, melhora a digestão, tem propriedade expectorante e descongestionante, rico em vitamina A importante para a saúde dos olhos e pele;
Rúcula é rica em vitamina C que fortalece o sistema imunológico e ajuda aumentar as defesas do organismo, protegendo de infecções e doenças, contém substâncias que reduz o risco de desenvolver câncer, auxilia nas funções cerebrais pois a vitamina K, também é conhecida por ajudar no fortalecimento das atividades cognitivas.

O salsão ou aipo possui antioxidantes que ajudam eliminar os radicais livres, reduz a pressão arterial graças aos minerais potássio, cálcio e magnésio, compostos que relaxam os músculos das artérias.
Coloque pelo menos uma porção de vegetais verdes em suas refeições diárias, como sugestão, acrescente em preparações como: saladas, sucos, patês, tortas e chás.

As deficiências nutricionais refletem diretamente na saúde, um exemplo é a anemia que pode resultar em palpitações porque o coração precisará trabalhar muito mais para transportar o oxigênio; a anemia não ocorre somente pela deficiência de ferro, também pode ser pela carência de ácido fólico, vitamina B 12 ou proteína.

Os principais alimentos ricos em ferro são: carnes vermelhas, aves, peixes, coração, fígado, e de origem vegetal: tofu, castanhas, linhaça, gergelim, coentro, ameixa seca, feijão, ervilha, lentilha, arroz integral. Para aumentar a absorção do ferro combine frutas ricas em vitamina C, como laranja, kiwi e acerola, goji berry com os alimentos ricos em ferro; evite ingerir leite e derivados nas refeições principais, pois o cálcio diminui a absorção do ferro; e lembrando que tomar café e chás junto com alimentos ricos em ferro pode interferir na absorção também.

Aproveita esse período em que é necessário ficar em casa e prova novos sabores, tem os alimentos da safra que geralmente estão com um precinho bom, então fica a sugestão para que você crie receitas e pratique mais a cozinha terapia e faça da comida saudável um hábitos diário, cuide mais de você e da sua família.

Se tem dificuldade na alimentação, se precisa de ajuda, procure um Nutricionista que é o profissional habilitado para planejar a sua alimentação e aplicar as Leis Nutrição de acordo com o seu perfil.

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