Por que é tão importante dormir bem? 

Postado em: Dicas da Nutri Saúde e Bem estar - 12/03/2021

Entenda os benefícios de manter as suas noites de sono saudáveis e reguladas

Depois de uma longa jornada de trabalho e demais atividades que envolvem o nosso dia a dia, uma das coisas que mais queremos é poder relaxar e dormir bem, certo? Este simples ato é fundamental para evitar ansiedade, estresse, desequilíbrio hormonal, baixa imunidade, cansaço e ganho de peso. 

Existe um hormônio específico que potencializa o nosso corpo no processo do sono de qualidade: a melatonina

Clique aqui para comprar o Melatoclin e ter um sono mais saudável

Produção de melatonina

Este hormônio é produzido naturalmente pelo nosso corpo pela glândula pineal (que faz parte do epitálamo, na região central do cérebro) e é diretamente responsável pela indução e qualidade do sono. 

Para que essa glândula seja ativada é necessário que a luminosidade do ambiente esteja em níveis baixíssimos e, em função disso, a melatonina é produzida, via de regra, no período da noite, agindo como um estimulante para o nosso sono. 

Assim como vários outros hormônios produzidos pelo nosso organismo, a produção natural da melatonina costuma sofrer uma severa diminuição; isso ocorre com o avanço da idade, fatores emocionais ou de outras desordens que prejudicam o bom funcionamento do organismo. 

Suplementos para um bom sono

Alguns nutrientes podem contribuir e muito em nossa saúde e nos ajudar a ter uma boa noite de sono. Um deles é o triptofano: um aminoácido essencial que o corpo não produz, portanto deve ser obtido por meio da alimentação. 

Ele proporciona muitos benefícios à saúde, em especial na qualidade do sono. Importante destacar que vamos falar do L-triptofano que é convertido em 5-hidroxitriptofano (5-HTP) e em seguida em serotonina e melatonina. Sendo desta forma, um indutor na produção de melatonina. 

Após ser absorvido no intestino, ele servirá de reserva para entrar no cérebro e atuar em demais funções no organismo, também age de forma diferente se comparado aos medicamentos antidepressivos que impedem a reabsorção da serotonina. Por ser precursor da serotonina, o triptofano é fundamental na produção do hormônio do sono (a melatonina). Outro detalhe bem relevante é que ele não causa dependência e contribui de forma efetiva na qualidade do sono. 

Bons hábitos: alimentação, suplementos e dia a dia

Se você vive estressado e tem uma vida agitada, muito provavelmente está com o cortisol (hormônio do estresse) alterado; isso gera prejuízos ao organismo como ansiedade, alterações de humor e uma vontade enorme de comer carboidratos, principalmente doces.

Selecionamos alguns alimentos que podem fornecer nutrientes como o triptofano, que você pode incluir com mais frequência em seu plano alimentar: peixes, lentilha, chocolate amargo, banana, aveia, quinoa, sementes de abóbora, ovo, grão-de-bico, chia, tofu, abacate, kiwi, abacaxi, cacau em pó, cogumelos, espinafre e mel

Em determinados casos vale aderir à suplementação, que pode auxiliar na reposição de nutrientes que faltam para o organismo trabalhar com eficiência. 

Importante manter bons hábitos de saúde como alimentação equilibrada, atividade física, boas noites de sono, momentos de lazer e relaxamento, exames preventivos e demais ações que contribuam para a sua qualidade de vida. 

Essas informações foram úteis para você? Gostaria de conhecer mais sobre outras formas de manter hábitos saudáveis? 

Então clique aqui e confira as nossas principais matérias! 

 

Natuclin, viver é saudável.

Recomendados para você