Dia Mundial da Saúde: qual o significado desta data em tempos de Covid-19?

Postado em: Saúde e Bem estar - 07/04/2021

Em um segundo ano de pandemia de Covid-19, pensar em saúde como uma forma de melhorar a qualidade de vida nunca foi tão essencial. A importância do tema teve projeção internacional, a partir de 1950, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.

Em todos os anos, a OMS escolhe um tema central para que governantes, instituições e cidadãos possam refletir e atuar em aspectos ligados a saúde que possam ter impacto sobre a sociedade. Não é nenhuma surpresa que, em meio a segunda onda da pandemia no Brasil, a principal mensagem da data é clara: use máscara, faça distanciamento social e higienize as mãos.

Enquanto a vacinação ainda não é capaz de cobrir a maioria da população brasileira, essas 3 atitudes são as melhores armas de combate ao vírus.

Vacinação contra a Covid-19 continua em andamento no Brasil. Foto: Pixabay

O objetivo do Dia Mundial da Saúde sempre foi o de conscientizar a importância de preservação da saúde, a fim de alertar sobre a importância de se manter certos cuidados para conseguir manter uma vida digna. Como acontece anualmente, o assunto principal da data continuará sendo debatido ao longo de todo o ano.

Com isso, ao longo de todo o ano, as discussões sobre Covid-19 continuarão sendo discutidas através de atividades e palestras instrutivas e educacionais.

Diferente do ano passado, a nova onda do Coronavírus não tem colocado apenas os idosos como grupo de risco. Agora, jovens saudáveis estão sendo acometidos pela Covid-19 e muitos estão tendo complicações por conta do vírus.

Por isso, durante o Dia Mundial da Saúde é primordial manter as medidas de prevenção para evitar contágios com a doença.

Saúde física e mental

Atividades físicas são ainda mais importantes em tempos de Coronavírus. Foto: Pixabay

Na pandemia, o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social são eficazes para evitar contágios pelo Coronavírus. No entanto, há outras cautelas que podemos usar para não ser contaminado pela doença. Eles fazem parte de mudanças de hábitos que vão servir para aumentar a imunidade do corpo e manter a saúde mental em dia.

No caso da saúde física, é importante manter uma boa alimentação alinhada a exercícios físicos regulares. Além disso, ter o sono regulado também é uma atitude chave para preservar a própria imunidade.

Em termos mentais, as técnicas de respiração e relaxamento em momentos de crise são bastante efetivas. Ademais, falar sobre suas preocupações com alguém que você confia ou com um psicólogo também pode ajudar a manter a saúde mental em dia.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde em razão da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde de pessoas em todo o mundo. Além disso, a ideia é alertar a população mundial sobre os principais problemas que possam atingir-las.

De acordo com a OMS, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Recomendados para você