Outubro Rosa: por que o autoexame das mamas é tão importante?

Postado em: Saúde e Bem estar - 25/10/2021

Saiba como realizar o exame e prevenir o câncer de mama

Em outubro, acontece a campanha de prevenção ao câncer de mama, tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Essa época do ano foi escolhida para reforçar a importância do autoexame das mamas e mamografia como forma de prevenir e tratar de forma precoce a presença de algum tumor.

A história do outubro rosa

Para simbolizar a ação, é usada uma fita rosa lançada em 1990 como símbolo e representação da luta contra a enfermidade na primeira Corrida pela Cura, que aconteceu em Nova York.

 

Existem dois tipos de exames para detectar o câncer de mama: um deles é o autoexame, uma das formas mais simples de fazer o diagnóstico da existência de algum nódulo. Porém, somente uma mamografia pode dizer com exatidão sobre a presença do nódulo e suas características, possibilitando um tratamento adequado, caso necessário.

Como realizar o autoexame 

Em frente a um espelho e com os braços relaxados, apalpe os seios com as pontas dos dedos.

 

Repita o processo, mas com uma das mãos atrás da cabeça e, com a outra, apalpe o seio contrário. 

 

O diagnóstico precoce aumenta as chances de uma recuperação com o tratamento correto. Por isso, não deixe de consultar o seu médico ginecologista para acompanhamento.

 

Outubro Rosa

Natuclin contra o Câncer de Mama.

Recomendados para você