Por que é importante ter uma boa hidratação no verão?

Postado em: Saúde e Bem estar - 03/12/2020

Desde crianças, todos aprendemos que tomar é água é essencial para nossa saúde. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que temos que beber pelo menos 2 litros por dia. No entanto, há diversos momentos do dia em que só tomamos água quando temos sede, o que é um grande descuido para hidratação. O nosso organismo é composto aproximadamente por 70% de água, apenas essa frase já indica a importância da água.

Para uma boa hidratação em climas mais quentes – como nas temperaturas típicas do verão e da primavera –  os sucos, chás e frutas podem entrar na contagem de bebidas ingeridas, mas nunca em maior quantidade do que água.

O cuidado precisa ser maior em estações quentes como o verão por conta da quantidade de energia que gastamos durante o dia. De acordo com o MS, existem cálculos que levam em conta o que foi gasto durante o dia e quanto líquido precisa ingerir para repor, sendo assim, o corpo humano precisa sempre recuperar o que foi perdido com o suor.

As perdas de água do corpo no verão podem ser evitadas com boa alimentação e ingestão de líquidos. Ao contrário do que é comum ouvir na sociedade, não são só líquidos que ajudam a repor água, alimentos também podem contribuir. Sorvete, pepino e melancia são bons exemplos de alimentos ajudam na recuperação de água.

Quando as perdas de água tornam-se maiores do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação, o que em alguns casos pode até ser fatal.  Com o objetivo de recuperar o que foi perdido, bebidas isotônicas como Gatorade e água de coco também podem ajudar. Eles foram criados já com a proposta de recuperar líquidos e sais minerais.

A hidratação correta também é fundamental para que fibras alimentares exerçam o seu papel no funcionamento do intestino. Afinal, quando elas chegam ao intestino, absorvem água. Nesse momento, as fibras incham e isso facilita a evacuação.

 

 

Recomendados para você