Qual é o papel da vitamina E para o funcionamento do corpo?

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 24/09/2021

Saiba os benefícios que o consumo da vitamina E proporcionam

 

O consumo de vitaminas e minerais é importante para a manutenção e para a melhora da saúde como um todo. Hoje, vamos entender como a vitamina E funciona no organismo e os benefícios que ela traz para o nosso corpo. 

 

Conhecida por sua ação antioxidante, ela previne o envelhecimento precoce. Além disso, sua ação anti-inflamatória, segundo estudos, é uma grande aliada na prevenção de diversas doenças.

Conheça alguns alimentos ricos em vitamina E

 

Mamão – Rico em vitamina C e E, essa fruta é excelente para a saúde da pele.

 

Nozes – Oleaginosa rica em Ômega 3 e 6, ela também contém vitamina E. Suas propriedades promovem melhora cardiovascular.

 

Amendoim – O amendoim é rico em vitamina E, favorecendo o bom funcionamento do coração.

 

Pistache – Alimento rico em antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, como o AVC. 

 

Ovo – Uma proteína completa. Contém todos os aminoácidos e vitaminas A, D e E.

 

A função antioxidante da vitamina E ajuda a proteger a membrana das células do corpo, isso faz com que reduza o impacto liberado pelos radicais livres no organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

 

Sintomas do déficit de vitamina E

Se não associada a problemas de saúde como doença de Crohn, insuficiência hepática, entre outras enfermidades, a deficiência de vitamina E pode ser assintomática ou ter sintomas leves, tais como:

 

  • Falta de coordenação motora;
  • Fraqueza e tontura;
  • Imunidade debilitada;
  • Anemia;
  • Perda de massa muscular.

 

Consulte o seu médico para um diagnóstico correto e nutricionista para a prescrição de uma dieta e suplementação rica em vitamina E para incluir na sua rotina.

 

Na Natuclin, você encontra Cartilan com colágeno tipo 2 e vitamina E. Uma composição completa para a saúde das articulações. Muitos estudos demonstraram a segurança e eficácia do colágeno tipo 2 para a mobilidade, flexibilidade e conforto articular associados às atividades físicas intensas, bem como desgaste das articulações ou ainda outras condições que causam desconforto articular.

 

O desgaste das cartilagens e complicações associadas podem ocorrer devido à idade, excesso de peso, que sobrecarrega as articulações, deficiência de nutrientes, histórico familiar, lesões por esforço repetitivo em esportistas, atividades profissionais ou domésticas.

 

O desgaste ou lesão da cartilagem resulta em inflamação e dores articulares, que podem afetar regiões como joelhos, quadris, ombros, coluna; isso pode trazer limitação e dificuldade para se movimentar.

 

Leia também:

 

Vitaminas indispensáveis para a saúde e beleza

Conheça os benefícios da vitamina A para a saúde

Tudo o que você precisa saber sobre as vitaminas do complexo B

Recomendados para você