casal idoso juntos com uma fruta

DIA NACIONAL DO IDOSO: GARANTA MAIS QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE.

Postado em: Cuidados com a Saúde dicas Saúde e Bem estar - 01/10/2022

O Dia Nacional do Idoso foi criado em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando destaque na necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.

No Brasil, atualmente, os idosos representam cerca de 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2023, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de até quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde. Apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.

PRINCIPAL OBJETIVO DO DIA NACIONAL DO IDOSO

Essa data foi criada com o principal objetivo de chamar a atenção para a existência de desigualdades. Geralmente como um resultado das desvantagens acumuladas ao longo da vida, e aproveitar as experiências e o aprendizado dos cidadãos da terceira idade com políticas proativas e adaptativas de trabalho. 

Nessa data, é importante refletirmos sobre melhores práticas e lições que envolvem o fator envelhecimento. 

 

OS DESAFIOS DA TERCEIRA IDADE

Os idosos enfrentam muitos desafios no dia a dia, que podem torná-los mais vulneráveis para desenvolver depressão e outras doenças. O principal deles é conseguir manter a saúde e a disposição para dar conta das atividades cotidianas. A mobilidade também é outro fator, já que alguns perdem a segurança na locomoção ou a capacidade de dirigir. 

Outro desafio da terceira idade é lidar com a perda da audição, que atinge muitas dessas pessoas. 

Todas essas questões podem gerar sensações ruins nos idosos, que estão passando por uma fase em que estão mais sensíveis emocionalmente. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a qualidade de vida da pessoa idosa.

 

COMO GARANTIR A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE 

O cuidado ao idoso deve ser estruturado de forma diferente da que se é realizada para os jovens. Dá uma olhada em algumas ações que podem ajudar a pessoa idosa a manter a sua qualidade de vida.

 

  • Prática de atividades físicas
  • Alimentação saudável

  • Integração e convívio social

  • Exames de rotina

COMO A NATUCLIN PODE AJUDAR

A Natuclin tem suplementos e vitaminas que garantem mais saúde e bem estar para os idosos, como: 

  • Cartilan 500: age na saúde das articulações, mantendo as cartilagens bem nutridas para proporcionar mais flexibilidade e conforto. O Cartilan junto com as vitaminas C e D estimula a produção de colágeno das articulações. Combatendo as substâncias tóxicas das mesmas e aliviando a dor. 
  • Ômega 3 :  nessa idade é normal que o organismo fique mais inflamado, e essa suplementação pode ser consumida para ajudar, pois nosso corpo não produz.
  • Cálcio : Importante para a manutenção das funções adequadas dos sistema nervoso, muscular e esquelético.

Na Natuclin você encontra muito mais, vem conferir! 

Natuclin, viver é saudável!