DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NO VERÃO

Postado em: Cuidados com a Saúde dicas Saúde e Bem estar verão - 23/01/2023

No Verão o que mais queremos é aproveitar o calor para curtir as praias, parques e o ar livre. Porém, durante a estação mais quente do ano, é comum que muitas pessoas sofram com problemas respiratórios. Mas como contornar as doenças respiratórias no Verão?

 

VERÃO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

A gripe, o resfriado e a faringite são alguns dos problemas que podem vir com tudo na estação, sendo um incômodo ainda maior para quem possui apnéia do sono. Porém, essas não são as únicas doenças respiratórias que podem se manifestar durante o Verão. Embora as doenças respiratórias sejam um tópico mais comum durante o inverno, reduzir os cuidados com a saúde durante o Verão não é muito indicado. 

As temperaturas mais altas características da estação contribuem para um clima mais seco nos primeiros meses. Mas com a diminuição da umidade do ar, há um aumento do ressecamento das vias aéreas.  Isso ocasiona em uma piora considerável nas condições de pessoas que sofrem com problemas dessas doenças. Em alguns casos, ainda é comum o aumento nos casos de gripe e resfriados durante a estação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de umidade relativa do ar (UR) deve ser de 40% a 60%,  podendo ficar abaixo de 20% no Verão brasileiro. Dessa forma, pessoas que sofrem com doenças respiratórias crônicas precisam redobrar seus cuidados durante a estação mais quente do ano a fim de evitar o agravamento dos problemas respiratórios.

 

COMO PREVENIR?

Para prevenir essas doenças respiratórias comuns no verão, é importante tomar algumas medidas como manter o ambiente arejado, deixando o ar circular, e cuidar da higienização. Porém, essas não são as únicas medidas que você precisa tomar. Confira abaixo:

  1. Evite o ar condicionado, ele pode ressecar ainda mais o ar;
  2. Mantenha-se sempre muito bem hidratado;
  3. Umidifique os ambientes sempre que possível;
  4. Utilize soro fisiológico para a lavagem das vias respiratórias;
  5. Em caso de alergias, cuidado com parques e praças.

Natuclin, viver é saudável!