HIDRATAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS A ATIVIDADE FÍSICA
Postado em: Alimentação Dicas da Nutri - 12/07/2017Praticar atividade física é ótimo para a saúde. Com essa recomendação, profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos, estimulam a prática de esportes e exercícios físicos.
A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Durante a prática de exercícios físicos, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.
Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, perdemos de 1 a 2 litros de água por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade.
A desidratação, como consequência das perdas de água pelo suor, origina uma série de complicações como aumento da frequência do pulso, da respiração, da concentração do sangue, diminuição do volume sanguíneo, a circulação fica prejudicada, surgem formigamentos e inchaço das mãos e dos pés. Quando a perda de água por desidratação excede os 7%, ocorre um sobreaquecimento de alguns tecidos. Pode ocorrer um choque térmico, cujas consequências podem ser fatais. Para que o organismo funcione bem, é necessário repor a água e sais minerais que se perdem. E melhor ainda é se hidratar antes, durante e após a atividade física.
Dicas de como se hidratar:
- Antes do exercício: fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercício. Consumir 500 ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício.
- Durante o exercício: se possível a cada 20min ingerir água ou isotônico.
- Após o exercício: hidratar com alguma bebida isotônica, fazer uma refeição rica em carboidratos.
Ouça o texto:
0 Comentários