imagem de pessoa medindo a glicose

14/11 DIA MUNDIAL DA DIABETES

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde dicas Saúde e Bem estar - 14/11/2023

Comemorado desde 1991, o Dia Mundial do Diabetes é a data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina. Hoje em dia, estima-se que, globalmente, mais de 400 milhões de adultos vivem com diabetes. Esse número quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Isso pode ser uma consequência do aumento de pessoas com sobrepeso ou obesidade no mundo.

A diabetes é uma doença comum, no Brasil 9% da população vive com essa doença. Existem muitos mitos acerca da diabetes. No texto de hoje vamos te explicar um pouco sobre a doença e hábitos que podem te ajudar a preveni-la.

O QUE É DIABETES?

Diabetes é uma síndrome metabólica causada pela falta de produção de insulina do seu corpo. Com essa doença, o pâncreas não é mais capaz de produzir insulina o suficiente para sustentar as necessidades do organismo. A insulina é um hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Por isso, quando nos alimentamos, ela permite que a glicose entre nas suas células e seja utilizada como fonte de energia. Sem a produção desse hormônio, a glicose fica acumulada no nosso sangue, causando a hiperglicemia. Com isso, os nossos órgãos, vasos sanguíneos e nervos acabam prejudicados.

A diabetes é uma doença crônica, de desenvolvimento lento e de grande duração, podendo não ter cura, em certos casos. Ou seja, se ela não for tratada, pode desencadear diversos problemas, como doenças cardíacas, lesões renais, alterações na visão, etc.

TIPOS DE DIABETES

Essa doença pode ser classificada em diferentes tipos, como:

  1. Tipo 1: caracteriza pela falta de insulina e a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema, e pode ser desenvolvido com a idade. Os sintomas mais comuns são fome e sede excessivas, emagrecimento, vontade de urinar com frequência, fadiga, náusea e vômito.
  2. Tipo 2: normalmente aparece na fase adulta em pessoas que apresentam quadro de obesidade e sedentarismo. O organismo ainda produz insulina mas o hormônio não executa sua função de maneira correta, o que causa o acúmulo de glicose no sangue. Seus principais sintomas são: formigamento nos pés, fome e sede excessivas, visão embaçada e infecções frequentes.
  3. Gestacional: Ocorre durante a gravidez e, na maioria dos casos, desaparece depois do parto. A doença pode se desenvolver na mãe e no filho. Seus principais sintomas são: fome e sede excessiva, vontade de urinar com frequência e visão turva.

COMO PREVENIR O DIABETES?

Mesmo não existindo intervenção eficaz e segura para prevenir o diabetes tipo 1, com o tipo 2 é preciso manter um estilo de vida saudável e o peso ideal. Tenha uma boa alimentação e pratique exercícios físicos com frequência. Além de te ajudar a controlar o seu peso, esses hábitos ajudam a prevenir o diabetes.

Uma pesquisa publicada pela American Diabetes Association, mostrou que o hábito de praticar exercícios físicos reduz em 46% o risco de diabetes tipo 2. Já a mudança de alimentação produz uma redução de 31% do risco.

Além de manter uma alimentação rica em nutrientes e a prática diária de exercícios físicos, outros hábitos devem ser adotados para a prevenção dessa doença.

  • Fique de olho e controle seu estresse e pressão arterial, o estresse pode favorecer a produção de hormônios desregulados da insulina.
  • Evite cigarros e bebidas alcoólicas, a nicotina é uma substância prejudicial à ação da insulina no organismo, podendo levar ao entupimento das artérias do coração.
  • Já a ingestão das bebidas alcoólicas favorece o acúmulo de peso e estimula o surgimento do diabetes do tipo 2, esse consumo também pode estimular o acúmulo de gordura no fígado causando um impacto negativo no pâncreas.
  • Faça exames de rotina com a solicitação de testes de glicose em jejum e exames de hemoglobina glicada.

Além de todos esses cuidados, a Natuclin ainda te oferece alguns produtos para ajudar no controle dessa doença, como o Glicem que vai te auxiliar a manter um controle de glicemia!

Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando o nosso blog!