DIA MUNDIAL DE COMBATE AO COLESTEROL
Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde dicas Saúde e Bem estar - 08/08/2022Nesse dia 8 de agosto comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. Uma data criada com o objetivo de conscientizar a prevenção de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Mas você sabe o que é colesterol?
Nada mais é do que o conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer algumas funções. Como a produção de alguns hormônios, por exemplo. Por isso, precisamos do colesterol em níveis equilibrados. Existem dois tipos de colesterol: o HDL, considerado o colesterol bom, e o LDL, chamado de colesterol ruim. Cada tipo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices de colesterol no nosso organismo.
Quando tem um desequilíbrio no nosso organismo, o colesterol pode se tornar um fator de risco. Pois ele aumenta a incidência de AVC, morte súbita e doença coronariana. O desenvolvimento dessas doenças está associado a fatores de risco, como: obesidade, aumento dos triglicerídeos, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com mudanças de hábito, como alimentação saudável e prática de atividades físicas.
Outro fator é a hereditariedade, que pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que têm hábitos saudáveis. Por isso é muito importante verificar regularmente as taxas de gordura no sangue.
FATORES DE RISCO
Os fatores de risco dessa doença podem ser divididos em controláveis e não controláveis:
- Fatores controláveis: Obesidade, tabagismo, sedentarismo, maus hábitos alimentares, diabetes.
- Fatores não controláveis: etnia, idade, sexo, histórico familiar.
POR QUE EVITAR O COLESTEROL ALTO?
Sabe o colesterol ruim que falamos ali em cima? Pois é, quando em excesso ele pode deixar o seu sangue mais denso e faz com que a gordura fique acumulada em alguns órgãos, mas principalmente nas artérias. Depois de algum tempo, esse acúmulo pode causar uma obstrução ou calcificação das artérias. Comprometendo a sua capacidade de levar o sangue para diferentes tecidos.
Para que o seu nível de colesterol fique sempre equilibrado, é importante seguir algumas dicas relacionadas ao estilo de vida. Como:
- Tenha uma alimentação natural e rica em fibras e vitaminas: tente sempre consumir alimentos como vegetais verde-escuros. Um exemplo são frutas, leguminosas, grãos, cereais e farinhas integrais, que fornecem grandes quantidades de fibras alimentares.
- Evite o consumo de gorduras ruins: prefira sempre carne magras como frangos, peixes, além de oleaginosas. Evite o uso de gorduras saturadas no preparo dos seus alimentos, prefira sempre óleo de coco ou azeite de oliva que é mais nutritivo.
- Pratique exercícios: uma dica muito importante para manter a saúde do seu coração em dia é se exercitar com frequência e preferencialmente com orientação profissional. Faça corridas pelo bairro ou parques, aulas de natação, dança, academia, pilates, etc. Isso ajuda a melhorar a sua circulação sanguínea e fortalece a musculatura cardíaca.
SINTOMAS E SINAIS DE COLESTEROL ALTO
Essa doença contém alguns sintomas, como inflamação e dormência nas mãos e pés, enjoos e dores de cabeça, problemas oculares, prisão de ventre, entre outros. Para descobrir se o seu colesterol está alto é preciso fazer um exame de sangue mais detalhado.
SUPLEMENTOS
Existem alguns suplementos alimentares que você pode tomar para ajudar a combater o colesterol ruim no seu dia a dia. O Ômega Super Gold é recomendado para a prevenção e controle dos níveis de colesterol, assim como para prevenir doenças do coração. O Ora Pro Nóbis tem a capacidade de reduzir níveis de colesterol LDL, que provoca acúmulo de gordura nas veias e artérias e pode acarretar diversos problemas de saúde, inclusive fatais, como infarto e AVC. O Óleo de Alho contém alicina e outros compostos sulfurados que ajudam a diminuir o colesterol ruim e a aumentar os níveis de colesterol bom. Estudos apontam que doses corretas do mineral magnésio podem estimular a circulação adequada do sangue. Magnésio reduz a presença de colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).
E aí, o que achou dessas dicas? Continue acompanhando o blog da Natuclin para mais!
0 Comentários