AGOSTO DOURADO: A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
Postado em: Cuidados com a Saúde - 02/08/2019Conheça mais sobre esse evento que celebra os benefícios do aleitamento materno
O Agosto Dourado celebra a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento infantil. A cor foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma referência ao leite materno.
Confira abaixo alguns benefícios que a amamentação proporciona para os recém-nascidos e das mamães:
Fonte de anticorpos
O leite materno possui anticorpos importantes para o bebê e o colostro secretado nos primeiros dias após o nascimento. Além de ser muito nutritivo é rico em imunoglobulina A. Este anticorpo atua efetivamente na imunidade prevenindo e combatendo doenças até que o sistema imunológico esteja mais desenvolvido.
Excelente valor nutricional
A composição nutricional do leite é excelente e possui tudo que o bebê precisa nos seis primeiros meses. Porém, é importante ficar atento aos níveis de vitamina D, sendo que sua ingestão pode ser suspensa de acordo com a recomendação pediátrica.
Crescimento saudável do bebê
A amamentação promove o ganho de peso saudável e reduz os riscos de obesidade futura. Bebês que são amamentados têm mais facilidade no controle do apetite, que se dá a partir do hormônio leptina. A amamentação contribui também no desenvolvimento de hábitos alimentares adequados que estimulam uma alimentação saudável durante o crescimento da criança.
Amamentar fortalece os vínculos afetivos
O aleitamento materno fortalece vínculos da criança com a mãe, e possibilita uma comunicação afetiva que estimula o desenvolvimento.
Contribui para o emagrecimento da mãe
De acordo com estudo publicado, mães que amamentaram por pelo menos 1 ano, conseguem emagrecer com mais facilidade se comparadas as mães que deram de mamar por menos tempo.
Pode salvar sua vida
Amamentar reduz o risco de diversos problemas como hemorragias pós-parto, diabetes, anemia, osteoporose, depressão pós-parto, câncer de ovário e câncer de útero.
Como funciona o processo de amamentação?
Após o nascimento e a retirada da placenta, ocorre um pico na liberação do hormônio prolactina. O organismo é estimulado a produzir mais leite durante as primeiras mamadas, sendo que a sucção realizada pelo bebê. Para que isso ocorra é fundamental a pega correta, que deve abocanhar toda a aréola. A partir da correta sucção o organismo faz sua parte e libera os hormônios que atuam na produção e ejeção do leite materno.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do aleitamento materno? Então divulgue o Agosto Dourado e aproveite para visitar o site da Natuclin e conhecer produtos desenvolvidos especialmente para o seu bem-estar.
0 Comentários