AS 4 DICAS DE OURO PARA DORMIR MELHOR
Postado em: Cuidados com a Saúde - 06/06/2019Um verdadeiro sonho para muitas pessoas, dormir bem e consequentemente ter mais saúde; o sono é fundamental para a recuperação e equilíbrio do organismo.
Dormir pouco resulta em muitos prejuízos à saúde como: cansaço físico e mental, fraqueza, irritação, baixo rendimento, aumenta os riscos de acidentes, problemas cardíacos e neurológicos e tantas outras complicações.
Segundo cientistas que realizam pesquisa sobre a regulação do sono, alguns fatores devem ser considerados:
-a necessidade biológica de dormir, o horário em que se dorme. Faz referência à condição de claro e escuro no ambiente e também o fator comportamental.
Não existe fórmula mágica para ter boas noites de sono, mas algumas ações podem contribuir para que possa descansar. Procure colocar essas dicas em prática:
-
Desconecte
Ainda que você tenha uma demanda e precise usar a tecnologia em sua rotina, é necessário desconectar. Isso porque a luz do celular deixa o cérebro desperto, eleva o cortisol e interfere na produção do hormônio do sono. Os especialistas recomendam evitar o uso de celulares e similares por pelos menos duas horas antes de dormir;
-
Reveja hábitos
Além de prejudicar o bom funcionamento do organismo, certos vícios precisam ser eliminados de sua vida; entre eles: ingerir refrigerante, chimarrão e bebidas alcoólicas, fumar ou de repente é algo que está relacionado com a alimentação. Vale também apostar em ações que não são hábitos rotineiros; quem sabe meditação, ioga, alongamento, ler ou escrever sobre algo de seu interesse.
-
Prepare o ambiente
O local onde dorme merece cuidados especiais, faça mudanças como trocar a cores vibrantes por tons claros que dão uma sensação de tranquilidade.
-
Nutrindo o sono
A alimentação equilibrada faz toda a diferença no ciclo do sono. Esses são alguns nutrientes que estão envolvidos nas reações que são benéficas ao bom funcionamento do organismo:
Triptofano – por ser precursor da serotonina, o triptofano é fundamental na produção do hormônio do sono (a melatonina). As principais fontes são: cacau, banana, abacate, aveia, castanhas, ovo, proteínas magras como frango e peixe;
Vitamina B6 – também conhecida como piridoxina é uma vitamina contribui no metabolismo do triptofano, que ajuda na saúde mental e emocional, auxilia o sistema nervoso na liberação adequada dos hormônios relacionados ao sono e ao bem-estar. Consuma com regularidade alimentos como: semente de girassol, nozes, cereais integrais, ovos, peixes, grão-de-bico, frutas cítricas, germe de trigo, vegetais verdes escuro.
Magnésio – esse mineral se liga a receptores que acalmam as atividades nervosas e relaxam o organismo, também auxilia na regulação dos níveis de melatonina, entre os alimentos temos: nozes e castanhas, integrais, espinafre, lentilha, ostra, leite, acelga, chocolate amargo.
Em determinados casos é possível incluir alguns suplementos para suprir a necessidade diária recomendada para a manutenção integral da saúde. Pequenas mudanças fazem toda a diferença para ter boas de sono, ainda mais se conciliar com hábitos saudáveis que resultaram em mais qualidade de vida.
0 Comentários