O GUIA COMPLETO SOBRE O ÓLEO DE COCO – PARTE II
Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 28/07/2017Você sabia que uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que o Óleo de Coco queima até sete vezes mais gordura do que os outros óleos? Pois é, a gordura contida nele retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e reduz a fome de forma eficaz.
Por que o Óleo de Coco ajuda a emagrecer?
A gordura deste óleo é absorvida facilmente, o que faz com que a produção de energia seja mais rápida. Por isso, a gordura ingerida nem chega a ficar estocada no organismo.
Mas os benefícios não param por aí. O Óleo de Coco também é termogênico, o que quer dizer que ele acelera o metabolismo e a queima de gordura. Outro dado importante é que ele reduz o apetite. Isso significa que você sentirá menos fome, o que poderá levar a uma redução das calorias consumidas na próxima refeição.
Este óleo também é rico em antioxidantes e este, é um fator importante, pois o excesso de peso também ocorre por conta do acúmulo de radicais livres.
São muitos os benefícios, mas para finalizar, vale lembrar que ele também diminui os níveis de colesterol e controla as taxas de açúcar no sangue, benefícios estes que também auxiliam no emagrecimento.
Sendo assim, é possível afirmar que a ingestão regular do Óleo de Coco, dentro do bom senso, não está associada a ganho de peso.
Nós podemos cozinhar com este óleo?
É importante ressaltar que existem dois tipos de Óleo de Coco: o que é extraído do coco seco, sendo refinado, e o óleo extra virgem, obtido do fruto fresco.
Em qualquer uma das formas ele é rico em vitaminas E, K e do complexo B, minerais como ferro, potássio, magnésio e zinco. Sendo assim, você pode adquirir a versão extra virgem ou refinada e utilizá-las de diversas formas, em substituição de outras fontes de gordura. Veja algumas delas:
- Na preparação de grelhados, refogados e salteados;
- Em sobremesas, substituindo a manteiga;
- Na preparação de lanches, para dar um gosto suave de coco;
- Na finalização de pratos quentes de peixe e carne;
- Como tempero de saladas;
- E se você gosta de torradas, pode até usar o óleo de coco como substituto da manteiga ou margarina.
E vale lembrar: o óleo de coco pode ser aquecido em altas temperaturas que suas propriedades não se perdem.
Mas será que ele faz mal ao coração?
Sabemos que o Óleo de Coco é rico em gorduras saturadas. No entanto, em um estudo realizado com quarenta mulheres, verificou-se que ele eleva o HDL (o colesterol bom) e diminuiu o LDL (o colesterol ruim).
Ainda observou-se que o Óleo de Coco reduziu o colesterol total, em comparação com o óleo de soja. Existem também estudos com ratos de laboratório, mostrando que ele reduz os triglicerídeos e melhora a ação rejuvenescedora do corpo.
E todos estes benefícios auxiliam na saúde cardiovascular, prevenindo infartos e outras doenças do coração. Se você faz a suplementação com cápsulas, procure consumir sempre uma hora antes das refeições. Para potencializar a queima de gorduras e a perda de peso.
Caso queira utilizar ele em forma líquida, pode consumir em preparações de refeições, em saladas e sobre carnes e peixes. Mas não esqueça que, associado ao consumo deste óleo, é importante praticar atividades físicas e mudar os hábitos alimentares. E que além disso, tudo deve ser consumido com moderação – inclusive o óleo de coco!
Se ainda restou alguma dúvida sobre o Óleo de Coco, aproveite o campo dos comentários para deixar sua pergunta!
0 Comentários