O QUE É O ÓLEO DE CÁRTAMO?
Postado em: Cuidados com a Saúde - 03/07/2019Saiba um pouco mais sobre as propriedades desse óleo extremamente benéfico para a saúde
O Cártamo, conhecido cientificamente como Carthamus tinctorius, é uma planta oleaginosa da família dos girassóis e margaridas originária da Ásia. Seu valor nutricional é bastante significativo. Entre seus nutrientes, se destacam o ácido oleico (ômega 9) e o ácido linoleico (ômega 6). Eles são importantes para diversas funções do organismo, como a eliminação de colesterol ruim.
Óleo
As sementes do cártamo fornecem um óleo de excelente qualidade, com sabor neutro, que pode ser usado na culinária, mas é também amplamente comercializado em cápsulas. A ingestão de apenas 9 gramas tem apenas 4% de calorias e supre 30% da necessidade diária recomendada.
O óleo de cártamo é fonte de vitamina E, um importante antioxidante que combate os radicais livres e reduz o risco de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas. A vitamina K, também presente, merece destaque por ser fundamental no processo de coagulação sanguínea e cicatrização.
Formas de consumo
O chá de cártamo utiliza as flores secas e geralmente é utilizado em alguns casos de icterícia, dores estomacais e reumáticas e redução dos níveis do colesterol ruim (o LDL). Para a preparação do chá basta colocar uma colher de chá das flores de cártamo em 300 ml de água fervente e deixar em infusão de 5 a 10 minutos. Essa quantidade pode ser ingerida ao longo do dia.
O uso culinário do óleo de cártamo é indicado devido ao seu ponto de fumaça, que é alto. Quanto mais alto o ponto de fumaça, menor a degradação do óleo durante o cozimento, o que preserva seus nutrientes.
Nas próximas semanas, falaremos mais sobre o uso da suplementação do óleo de cártamo e seus benefícios para a saúde. Não perca!
0 Comentários