QUEDA DE CABELO: ENTENDA AS CAUSAS E COMO TRATAR
Postado em: Cuidados com a Saúde Dicas da Nutri - 01/03/2018Ao pentear o cabelo você percebe a queda de alguns fios ou até mesmo no banho ao passar as mãos no cabelo? Saiba que é comum perder em média de 100 fios de cabelo por dia, mas a queda de cabelo em excesso pode indicar problemas de saúde.
Segundo especialistas a queda de cabelo é denominada de eflúvio telógeno, uma queda mais violenta que a perda natural dos fios, com perda de cerca de 300 fios ao dia. A calvície, cientificamente denominada Alopecia, é a redução parcial ou total de cabelos que pode ocorrer em ambos os sexos.
A queda de cabelo pode ser intensificada ou provocada por outras situações, como:
- Má alimentação que gera deficiência de nutrientes;
- Uso de determinados medicamentos;
- Alterações hormonais causadas pela tireóide;
- Estresse;
- Uma doença autoimune chamada alopécia areata.
- Gravidez, pós-parto ou amamentação;
- Após uma cirurgia, geralmente, devido à anestesia;
- Menopausa na mulher ou andropausa no homem.
Algumas ações também podem contribuir para piorar a situação: excesso de fixadores (gel de cabelo), o uso contínuo de secadores, água muito quente que provoca o aumento da oleosidade que leva à queda dos fios.
A falta de vitaminas no organismo contribui na queda do cabelo, alguns alimentos importantes para incluir na sua dieta:
- Espinafre;
- Aveia;
- Chia;
- Linhaça;
- Agrião;
- Cenoura;
- Castanhas;
- Laranja;
- Morango;
- Lentilha;
- Ovos;
- batata doce;
Em especial os peixes de águas profundas, como o salmão, arenque e sardinha, bem como a linhaça e a chia, que são ricos em ômega 3, ainda promovem a beleza da pele, cabelo e unhas, além de ajudarem inclusive no emagrecimento, mas nem sempre é possível ingerir a quantidade adequada para obter os benefícios, uma sugestão é optar pela suplementação para obter melhores resultado, pois o ômega 3 auxilia também no controle da queda dos fios e ajuda muito a ativar a circulação sanguínea inadequada no couro cabeludo. Os ácidos graxos DHA e EPA presentes no ômega 3 nutrem os folículos pilosos, tornando os cabelos mais fortes e saudáveis, e seus efeitos antioxidantes podem evitar o envelhecimento dos fios.
Além da alimentação equilibrada, é possível fazer uso de produtos com doses concentradas de nutrientes específicos; existem vários suplementos naturais, que contém vitaminas e minerais e podem auxiliar diretamente no crescimento dos cabelos, mas sempre com orientação de um especialista para direcionar seu tratamento.
0 Comentários