COMO FUNCIONA O NOSSO METABOLISMO?

Postado em: Cuidados com a Saúde - 19/11/2019

É o processo que o corpo usa para transformar os alimentos em nutrientes. São inúmeras as reações químicas que participam desse processo biológico natural. Quando falamos que o nosso metabolismo é rápido ou lento, estamos nos referindo à taxa de metabolismo basal (TMB), que diz respeito à quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso, e varia conforme sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física.

O metabolismo diminui naturalmente com o passar dos anos, e também pode estar associado com a dificuldade de emagrecer, juntamente com outros fatores que interferem na saúde e manutenção adequada de peso corporal, como a alimentação, distúrbios hormonais, composição corporal, temperatura do ambiente, atividade física e demais condições.

Não existe fórmula mágica: para que o metabolismo seja mais eficiente, ele deve estar em sintonia com as metas estabelecidas e que devem ser colocadas em prática para se ter mais saúde e qualidade de vida.

Como ele funciona?

Dentro do metabolismo, há dois processos fundamentais. O primeiro deles é o anabolismo, no qual ocorre a formação de moléculas complexas a partir de moléculas simples. A prática de atividade física é uma das formas de estimular a fase anabólica, que fará a recuperação muscular durante o período de descanso. 

Já o catabolismo é um tipo de reação que libera energia, produz moléculas simples a partir de moléculas complexas e fornece energia para o bom funcionamento do corpo. O processo digestivo é um exemplo da ação catabólica, que também tem papel fundamental no controle dos batimentos cardíacos e da temperatura corporal.

O metabolismo é um assunto que gera muitas dúvidas e alguns mitos, como a genética e o metabolismo lento estarem relacionados com o aumento de peso, por exemplo. Pesquisas têm demonstrado que é possível acelerar o metabolismo e queimar calorias de forma efetiva e gradativa – e o melhor, sem apelar para aquelas dietas da moda que podem até mesmo comprometer a saúde.

Mas afinal, o que fazer para que o metabolismo seja eficiente?

Abaixo estão algumas ações que podem ser colocadas em prática para que o metabolismo trabalhe a seu favor:

Mexa-se

A redução da massa muscular, principalmente após os 30 anos, geralmente deixa o metabolismo mais lento. Para quem é sedentário, fica o alerta. Afinal, o anabolismo depende da prática de atividade física, o que é de extrema importância para que o metabolismo seja eficiente. Além disso, as células da musculatura necessitam de muito mais energia para se manter. Logo, quanto mais musculatura e menos gordura, mais rápido será seu metabolismo.

Trocas inteligentes

Uma coisa é certa, se você precisa mudar hábitos alimentares, necessariamente terá que se desapegar de muitas “gordices”, como alimentos processados e ultraprocessados, fast food, guloseimas, enfim, tudo aquilo que você sabe que prejudica a saúde e o funcionamento do organismo. 

Trocas inteligentes nessa hora podem fazer toda a diferença. Comece substituindo alguns hábitos ou escolhas alimentares que boicotam os planos para uma vida mais saudável. Troque o carro pela bicicleta, o elevador pela escada, faça sua comidinha em casa e específico ao seu perfil.

Previna-se

Prevenção abrange muito aspectos, mas se tratando de metabolismo, vale destacar que fazer exames de rotina é um cuidado fundamental para prevenir doenças. Algumas alterações podem ser facilmente tratadas quando descobertas a tempo. Além disso, a manutenção de hábitos saudáveis interfere diretamente no metabolismo.

Fontes de nutrientes

Você sabia que a deficiência de alguns nutrientes pode deixar o metabolismo mais lento?

Nosso corpo funciona como uma máquina, digerindo alimentos, absorvendo nutrientes e enviando-os para fornecer energia para todas nossas células. Se o organismo sofre com a deficiência de vitaminas e minerais. Manter a alimentação equilibrada e bem variada é um dos caminhos para a obtenção de nutrientes. Além disso, muitas vezes a suplementação também é recomendada.

As ações positivas em prol da saúde podem influenciar no bom funcionamento. Se você tem observado que algo não está bem, procure ajuda profissional. Invista e dedique mais tempo em cuidados com a sua saúde!