RETENÇÃO DE LÍQUIDO: O QUE É, SINTOMAS E COMO EVITAR
Postado em: Saúde e Bem estar - 19/12/2018A retenção de líquido pode ter relação direta com os hábitos alimentares. Porém, se o inchaço for frequente, é essencial procurar por um especialista
Muita gente se pergunta como ocorre a retenção de líquido. Ela acontece quando há extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo.
Isso pode ocorrer por inúmeras causas como: sedentarismo, obesidade, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, quantidade de proteína no sangue, desequilíbrio de sais no corpo, problemas renais, reações inflamatórias, uso de alguns medicamentos e outras condições.
O que fazer para amenizar esse inchaço?
Com exceção da gestação, período menstrual ou outra condição mais delicada de saúde, alguns cuidados:
- Evitar o excesso de sal, principalmente de alimentos industrializados, pois eles contêm muito sódio;
- Reduzir o consumo de açúcar também pode auxiliar a reduzir o inchaço, pois ele inflama o organismo;
- Consumir alimentos que são fonte de potássio e vitamina B6 como: tomate, abacate, água de coco, banana e nozes também podem ajudar;
- Manter o organismo sempre hidratado é outra forma de evitar o acúmulo de líquidos no corpo;
- Alimentos ricos em magnésio auxiliam na redução de inchaço. Eles podem ser encontrados nos vegetais verdes, oleaginosas, quinoa, chocolate amargo ou por meio de suplementação alimentar;
- Os alimentos anti-inflamatórios como: cúrcuma, gengibre, fontes de ômega 3, frutas cítricas, porções generosas de verduras e legumes, manjericão, orégano, alecrim, goji berry e maca peruana são ótimas opções para incluir diariamente em suas refeições.
Para finalizar, um suco com laranja, pepino e salsinha ou melão, gengibre e alecrim também é uma excelente combinação para evitar a retenção de líquido.
Não se esqueça que, em conjunto com uma alimentação equilibrada. Para o bem da sua saúde, procure sempre realizar a prática de atividades físicas. Essas ações de prevenção farão toda a diferença hoje e futuramente.
0 Comentários