5 FONTES DE NUTRIENTES QUE PROMOVEM O BEM ESTAR
Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde - 22/05/2019Hoje é o dia do Abraço e esse simples gesto pode ter diversos benefícios à saúde. O ser humano precisa de contato físico e ainda melhor ser um abraço de quem gostamos. Seja seu parceiro ou familiar ou amigo. O abraço promove a sensação de bem-estar e transmite uma energia boa. São inúmeras as reações que ocorrem em nosso corpo a partir de um abraço. Afinal, a produção de hormônios depende de muitos nutrientes para a ação adequada em nosso organismo.
Segundo a neurociência, quando a ocitocina está baixa, é possível ocorrer alguns problemas de saúde como depressão, irritabilidade, sentimentos de rejeição. Quem costuma abraçar ou ser abraçado com certa frequência, se beneficia com mais saúde. O abraço sincero pode expressar, carinho, afeto, participa da produção de mais serotonina e dopamina. Além de diminuir o estresse e ansiedade, regula a pressão arterial, libera a endorfina que promove sensação de prazer; que tem papel importante no combate às infecções e doenças.
As escolhas alimentares têm forte influência na saúde, a prática constante de hábitos saudáveis. Em especial através da nutrição adequada, contribui na produção correta de hormônios que estão relacionados com a felicidade e consequentemente mais qualidade de vida. Destacamos algumas opções que podem contribuir no dia a dia.
Fontes de triptofano
Alimentos fonte de triptofano, podem agir como precursores da serotonina e melatonina, é indispensável para o humor, bem-estar e para aquela noite de sono tranquila, então consuma com mais frequência: banana, mel, aspargos, castanhas, semente de abóbora, chocolate amargo, peixes, aveia, arroz integral, lentilha, levedo de cerveja, tofu.
Vitaminas B
As vitaminas do complexo B tem papel importante na produção de neurotransmissores. Eles fazem a comunicação entre o cérebro e corpo, a vitamina B 6 (piridoxina) por exemplo; auxilia na formação da dopamina que proporciona sensações de felicidade e prazer. Entre os alimentos temos: grão-de-bico, nozes, salmão, frango, gérmen de trigo, abacate.
Óleo De Coco
O óleo de coco pode contribuir no controle da compulsão por doces e massas, dá mais saciedade, é uma opção de energia rápida para o cérebro e também tem ação neuroprotetora.
Magnésio
O magnésio pode agir impedindo e amenizando os danos que o cortisol (um dos hormônios do estresse) causa no organismo, por ter ação anti-inflamatória, ajuda estimular as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, combate os agentes que danificam as células e podem causar depressão, ansiedade. Algumas fontes alimentares são: sementes de linhaça e gergelim, castanhas de caju, creme de amendoim, castanha do Brasil, semente de girassol e abóbora.
Ômega 3
Por ser um nutriente com potencial anti-inflamatório, melhora a comunicação entre os neurônios, o ômega 3 age como um soldado de defesa do sistema imune, combatendo a inflamação que causa prejuízos em praticamente todo o corpo, principalmente no sistema nervoso que fica inflamado e não funciona de forma correta, gera um descontrole que resulta em muitas complicações que estão associadas a ansiedade, insônia. Entre os alimentos para consumir com mais frequência destacamos: peixes como salmão, sardinha, sementes de chia e linhaça, oleaginosas.
Um conjunto de ações que podem te proporcionar muitos benefícios; então abrace mais, invista tempo e cuidado em tudo aquilo que te faz feliz e contribui positivamente com sua vida.
0 Comentários