CONHEÇA OS ALIMENTOS COM CALORIAS NEGATIVAS
Postado em: Alimentação - 23/01/2019Eles exigem mais do corpo no processo de mastigação e digestão, sendo excelentes opções para impulsionar o emagrecimento
Você já ouviu falar em alimentos com calorias negativas? Eles possuem alto teor de fibras e água, sendo importantes no processo de emagrecimento se consumidos ao longo do dia e em sua rotina de hábitos saudáveis.
Esses alimentos estão mais presentes em nosso cotidiano do que você poderia imaginar. Com criatividade, você pode utilizar os alimentos com calorias negativas e preparar pratos deliciosos com combinações saudáveis.
Vamos às compras?
Sabe aquele hábito de fazer uma listinha de compras e levar ao supermercado? Se você tem esse costume, agora é a hora de anotar mais algumas opções para o seu cardápio.
Vale ressaltar que planejar-se previamente é uma forma de manter uma alimentação saudável, ideal para garantir mais energia, disposição e principalmente prevenir muitos problemas de saúde como obesidade, diabetes, pressão alta e tantas outras. Vamos à lista?
Maçã:
O ideal é consumir a maçã preferencialmente com casca, algo muito importante para reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.
Você pode consumir a maçã com canela, fazendo um suco combinado com gotas de limão e gengibre, mas sem adicionar açúcar ou em seu estado natural.
Calorias: 1 unidade de maçã tem aproximadamente 57 calorias.
Melão:
Antes de mais nada, vale ressaltar que o limão é diurético, algo muito bom para saúde. Além disso, ele é rico em propriedades antioxidantes e com apenas uma fatia é possível matar a vontade dos doces.
Se preferir, pode incluir o melão em sua salada ou fazer um copo de suco, sem açúcar.
Calorias: 1 fatia média possui aproximadamente 30 calorias.
Laranja:
Você bem sabe, a laranja é fonte de vitamina C, que é responsável por fortalecer o sistema imunológico e manter você longe de diversas doenças. Além disso, a laranja possui fitonutrientes com polifenóis e antocianinas.
Para consumir, prefira a fruta in natura, pois a quantidade de calorias ao fazer um suco, por exemplo, diminui, além de não se aproveitar as fibras da fruta.
Calorias: 1 laranja pera média possui aproximadamente 37 calorias.
Recomenda-se a ingestão de 3 porções de frutas ao dia, mas é importante ficar atento à quantidade e porção calórica desses alimentos. Não se esqueça de aproveitar a gama de alimentos como: manga, melancia, morango, tomate, limão e abacaxi.
Folhosos
Você pode e deve optar por vegetais folhosos verdes, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Além de serem importantes por contribuir na função intestinal e promover saciedade por mais tempo.
Os folhosos também são ricos em nutrientes que merecem destaque, principalmente o ácido fólico, que auxilia na melhora da saúde neurológica e na prevenção de anemia.
Nas refeições principais, aproveite para começar pela salada, combinando com outros legumes e verduras. Que tal algumas sugestões?
- Espinafre, 23 kcal;
- Rúcula, 12 kcal;
- Acelga, 21 kcal;
- Couve, 60 kcal;
- Repolho cru, 18 kcal;
- Alface, 11 kcal;
- Agrião, 17 kcal;
- Brócolis cozido, 25 kcal;
- Couve-flor, 25 kcal;
- Aipo, 16 kcal.
Para formar um prato ainda mais colorido e nutritivo, misture as sugestões de folhosos com beterraba crua (43 kcal), pepino (16 kcal), cenoura (45 kcal), berinjela (25 kcal), cebola (50 kcal) e rabanete (16 kcal).
Diante dessas dicas, procure colocar as opções com mais frequência em seu dia a dia. Além disso, não se esqueça que na combinação dos pratos não pode haver ingredientes que elevam as calorias como, por exemplo, requeijão, creme de leite, alguns tipos de queijos e temperos prontos.
Agora basta apenas priorizar essas sugestões em sua rotina alimentar e formar refeições mais leves com os outros grupos de alimentos menos calóricos e que podem ser aliados à prática de hábitos saudáveis e proporcionar mais qualidade de vida.
Os conteúdos e sugestões deste blog têm caráter meramente informativo. Não substituem o aconselhamento e acompanhamento de especialistas das áreas de saúde e demais profissionais.
0 Comentários