Inflamação e dor
Postado em: Cuidados com a Saúde Dicas da Nutri Saúde e Bem estar - 30/01/2024Sofre com dor nas articulações? A dor articular muito conhecida como dor nas “juntas”, é um problema muito comum principalmente após os 30 anos.
O que é dor?
Segundo a IASP – Associação Internacional para o Estudo da Dor, a definição para a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidular real ou potencial, ou é descrita em termos de tal lesão.” A dor pode ser aguda e de curta duração ou crônica e a longo prazo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 15 milhões de pessoas no Brasil sofrem de dor crônica nas articulações, nossas queridas “juntas”. A dor é uma condição de saúde que atinge todas as idades, mas é muito mais prevalente em pessoas idosas.
Em algum momento da vida, todos passarão por alguma situação de dor pontual ou crônica nas articulações, por exemplo. A dor também pode alternar de forma significativa em relação à intensidade e duração, além de ter forte relação com o grau de inflamação.
Relação entre inflamação e dor
A inflamação do corpo é uma condição de saúde que provoca diversos problemas de saúde. A inflamação do organismo de certa forma é um tipo de reação que o sistema imunológico faz para proteger o corpo de infecções, lesões ou doenças. Pode ocorrer a inflamação aguda que geralmente dura por pouco tempo, já a inflamação crônica é mais persistente e pode desencadear outras complicações que surgem a partir de distúrbios autoimunes, estresse, desiquilíbrio alimentar e demais hábitos inadequados para a saúde.
As causas de inflamação variam muito, uma das condições está no acumulo de toxinas que gera um processo inflamatório, se o organismo ficar sobrecarregado, haverá mais dificuldade para reagir e assim há maior risco de desenvolver complicações como dores nas articulações, diabetes, sobrepeso e obesidade, hipertensão, alterações hormonais, problemas cardíacos, a pele, fica com aspecto ruim e até alguns tipos de câncer podem surgir.
A dor pode se tornar uma situação limitante e impacta negativamente a rotina, tarefas simples do dia a dia como caminhar, sentar, levantar, se vestir, fazer atividade física, além de atrapalhar no trabalho e demais ações que precisa dar conta diariamente.
A dor inflamatória gera sensação de fraqueza, além de afetar as articulações, também compromete os ossos, ligamentos, músculos e tendões.
Inflamação e articulações
Em casos de artrite, artrose há um processo de inflamação, ocorre o desgaste da cartilagem que são responsáveis por proteger e amortecer as articulações, a inflamação gera dor e muito desconforto. Isso pode ocorrer em várias partes como mãos, joelhos, costas, quadris, ombros, pulsos, tornozelo, pés.
A inflamação do tendão (tendinite) também é muito comum, o local inflamado pode ficar com vermelhidão, causar dor intensa, inchaço, isso dificulta e limita os movimentos.
A dor inflamatória como artrite reumatoide geralmente causa rigidez nas articulações, muitas pessoas sentem esse desconforto logo após acordar, mas também podem sofrer com a dor ao longo do dia. A artrite reumatoide (AR), causa muita dor e inchaço nas articulações das mãos e dos pés, nessa inflamação anormal, há pessoas que relatam diferentes sensações, entre elas a dor pontiaguda, ou como uma queimação, alfinetadas e agulhadas; essa reação desconfortável varia também conforme idade e estilo de vida.
Equilíbrio de nutrientes
O desequilíbrio alimentar é um dos fatores que gera carência de vitaminas e minerais; isso é um grande prejuízo para o corpo que não consegue combater a inflamação de forma eficiente. Além priorizar uma alimentação balanceada e manter bons hábitos, também vale investir na suplementação que fornece nutrientes com propriedades anti-inflamatórias para prevenir, combater e eliminar as toxinas que deixam o corpo inflamado e geram diversas complicações de saúde.
À medida que envelhecemos ocorre a diminuição natural dos níveis de colágeno e nossas articulações são as mais prejudicadas com esse desgaste, o colágeno tipo 2 é uma proteína abundante na cartilagem, mas com o tempo essa redução gera um desgaste intenso e a proteção que evita o atrito entre os ossos vai piorando. A redução do colágeno tipo 2 é uma das causas de dores nas articulações.
Autocuidado é investir na saúde
Ao priorizar o conjunto de ações em prol da saúde, inclua a suplementação natural como uma reforço nos cuidados com sua saúde.
A reposição de nutrientes como o colágeno tipo 2 associados a outros componentes como a Curcumina que é cientificamente comprovada como o mais potente anti-inflamatória natural é uma estratégia para suplementação natural para a saúde das articulações.
Hidratação
Beber água é de extrema importância para o bom funcionamento de todo organismo, e entre os inúmeros benefícios que esse líquido precioso traz; está a capacidade de auxiliar na eliminação de toxinas, sem água suficiente o fígado e rins, por exemplo, não conseguem realizar uma das suas funções adequadamente que é remoção de toxinas que também causam inflamação e impedem o corpo de reagir bem.
Atividade física
Manter-se fisicamente ativo e combinar isso com demais hábitos saudáveis é um dos caminhos para ter mais qualidade de vida. A prática regular de exercícios facilita a eliminação de toxinas; considerando que a pele é o nosso maior órgão; o suor produzido desempenha essa função de eliminar as toxinas através da transpiração.
Procure manter bons hábitos de saúde como plano alimentar equilibrado, reposição de nutrientes, boas noites de sono, atividade física regular, manutenção de exames de saúde e demais ações que promovam mais bem-estar e qualidade de vida.
Conheça mais sobre as melhores combinações de suplementos da linha Natuclin de acordo com seus objetivos.
Este conteúdo sobre dor e inflamação possui caráter informativo, não deve ser considerado como aconselhamento médico pessoal; bem como não substitui consulta com um profissional devidamente habilitado.
Referências:
Definição-revisada-de-dor_3.pdf (sbed.org.br)
Bonnet CS, Williams AS, Gilbert SJ, Harvey AK, Evans BA, Mason DJ. AMPA/kainite glutamate receptors contribute to inflammation, degeneration and pain related behavior in inflammatory stages of arthritis. Ann Rheum Dis. 2015; 74:242-51.
https://doi.org/10.1136/annrheumdis-2013-203670
Walsh DA and McWilliams DF. Mechanisms, impact and management of pain in rheumatoid arthritis. Nat Rev Rheumatol. 2014.
DOI: 10.1038/nrrheum.2014.64
0 Comentários