Saiba a importância de combater o colesterol ruim e promover o colesterol bom

Postado em: Cuidados com a Saúde - 14/08/2019

Quando se fala em colesterol, geralmente há uma associação negativa ao termo, mas o problema é o excesso, principalmente se for o LDL oxidado 

O mês de agosto é muito importante para a saúde. No dia 8 deste mês, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Mas, além de salientar a importância dessa luta, é fundamental diferenciar qual colesterol deve ser combatido e qual deve ser incentivado.

O colesterol é produzido pelo fígado e também tem seu lado bom. Ele exerce funções importantes no organismo, está presente nos nervos, pele, intestino, cérebro, fígado, músculos e coração. Além disso, é integrante da estrutura da membrana das células, participa da digestão, produção de hormônios e na fabricação da bile.

O colesterol circula no sangue ligado a duas lipoproteínas: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). 

Colesterol bom, colesterol ruim

O colesterol ruim é ainda mais perigoso quando os valores de referência desejáveis estão muito acima da normalidade. Devido a essa alta concentração, há maior acúmulo nas paredes dos vasos sanguíneos e entupimento das artérias, o que prejudica o fluxo sanguíneo.

Como consequência, o LDL pode causar sérios e silenciosos problemas à saúde, provocando, em um estágio mais avançado, a morte precoce. Como a gordura impede a passagem de oxigênio e nutrientes no corpo, os problemas acarretados são AVCs, tromboses, infartos e impotência sexual.

O HDL, por outro lado, funciona como uma forma de proteção ao organismo contra esse tipo de problema. 

Você está cuidando do seu coração?

O coração é um músculo que precisa ser bem nutrido, assim como os outros órgãos, mas se o caminho por onde passa o sangue estiver com problemas, as funções dele serão prejudicadas. Por isso, é preciso prestar bem atenção para não ter nenhum problema desagradável no futuro. 

Podemos considerar que nosso corpo é uma máquina perfeita, mas que precisa de manutenção adequada. Parece muito simples, mas por trás das batidas do coração existe todo um mecanismo envolvido, que pode ser mantido com equilíbrio ou começar a dar pane, falhar, ou ainda parar por completo.

Por conta disso, o caminho que você deseja seguir, suas escolhas por uma saúde mais adequada, cuidados e prevenção dependem só de você! Ter hábitos saudáveis e ações efetivas farão, com toda certeza, toda a diferença em sua saúde a curto, médio e longo prazo. 

É importante manter os exames em dia e ficar atento aos fatores de risco, como obesidade, diabetes, tabagismo e hipertensão. Além disso, a frequência dos exames também vai depender da idade.

Por fim, uma dica: você sabia que o ômega 3 é um nutriente que pode contribuir no equilíbrio dos níveis adequados do HDL? Isso é importantíssimo para a saúde, pois reduz a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, a inflamação e a pressão arterial. O ômega 3 é um aliado do corpo que atua prevenindo complicações que estão relacionadas com o colesterol ruim (LDL).

 

 

 

Recomendados para você