DIA MUNDIAL DA DIABETES, DICAS E CUIDADOS

Postado em: dicas Saúde e Bem estar - 14/11/2022

Comemorado desde 1991, o Dia Mundial do Diabetes é a data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina. Hoje em dia, estima-se que, globalmente, mais de 400 milhões de adultos vivem com diabetes. Esse número quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Isso pode ser uma consequência do aumento de pessoas com sobrepeso ou obesidade no mundo. 

 

O QUE É DIABETES?

É uma doença crônica que faz com que o seu corpo não produza insulina ou não consiga distribuir adequadamente pelo seu organismo. A falta desse hormônio produzido pelo pâncreas acaba provocando déficit na metabolização da glicose do seu corpo. Existem diversos tipos de diabetes e cada uma causa um sintoma diferente. Veja a seguir:

 

TIPOS DE DIABETES

  • Tipo 1: pode ser causado pela destruição das células produtoras de insulina, por defeito do sistema imunológico. A taxa de pessoas com esse tipo de diabetes fica entre 5 a 10% dos diabéticos. 

Principais sintomas: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, náusea e vômito.

 

  • Tipo 2: é resultado da resistência do organismo à insulina e de deficiência na sua secreção. A taxa de pessoas com esse tipo de diabetes fica em cerca de 90% dos diabéticos. 

Principais sintomas:  infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

  • Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose diagnosticada durante a gestação. Ela pode ou não continuar persistindo após o parto e a sua causa não é conhecida.
  • Outros tipos: vem através de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso regular de medicamentos. Sua causa pode ser doenças de pâncreas, defeitos genéticos da função da célula beta: 

 

TRATAMENTO E PREVENÇÃO: 

O Diabetes tipo 2 pode ser evitado com uma dieta saudável e balanceada, atividade física e uma vida livre de tabaco e ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, essa doença pode ser tratada e as suas consequências evitadas com exames regulares, tratamentos, medicamentos e suplementos como os da Natuclin!

SUPLEMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O DIABETES

  • Ora Pro Nóbis: É um suplemento rico em fibras que atuam no equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, promovendo saciedade que facilita o processo de emagrecimento, favorece a eliminação de toxinas e auxilia no funcionamento digestivo. 
  • Glicem: Outro suplemento muito usado é o Glicem, que ajuda no controle da glicemia, funcionamento adequado do intestino, equilíbrio da flora intestinal, promove saciedade e pode ser uma  alternativa natural  para incluir em seu plano alimentar. 
  • Chlorella: Entre suas funções mais pesquisadas estão a ação antioxidante que  neutraliza o excesso de radicais livres e combate o envelhecimento precoce, além disso ainda é capaz de contribuir em casos de diabetes, inflamação e toxinas.
  • Spirulina: Com a presença de ficocianina e ácidos graxos poliinsaturados nessa alga, a produção e a utilização da insulina é estimulada, captando a glicose no sangue e contribuindo para o tratamento complementar da diabetes.

 

E aí, o que acharam das dicas? Continue acompanhando o blog para mais!