DIETA LOW CARB: O QUE É E COMO FUNCIONA?
Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 28/04/2018A dieta low carb consiste basicamente em pouco carboidrato, aumentando a proporção de proteínas e gorduras.
Ao produzir menos insulina, o organismo promove mais circulação dos ácidos graxos livres do tecido adiposo que são utilizados na oxidação e produção de corpos cetônicos no fígado, para posteriormente serem usados pelos tecidos como fonte energética, num curto período de tempo.
A pretensão deste post é apenas informar sobre essa modalidade de dieta, não é um incentivo para seguir. Pois planos alimentares são individuais e devem ser acompanhados por profissionais habilitados. Mais um detalhe importante: existe diferença entre perder peso e emagrecer, confira aqui.
A incidência de doenças cardíacas, câncer, obesidade, diabetes, hipertensão e outras tem sido alarmante, o consumo de alimentos processados, industrializados e refinados, aumentou consideravelmente, por isso ressaltamos sempre a importância dos benefícios de uma alimentação saudável e aí você pode avaliar se vale a pena emagrecer rápido ou de forma saudável.
Existe uma opção similar que tem causado confusão. É o slow carb cujo termo significa devagar ou lento, onde é permitido a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico. Pois não elevam muito o açúcar no sangue e também há a permissão do chamado “dia do lixo”.
Geralmente o consumo de carboidratos deve ficar entre 45-55% do total de nutrientes ingeridos diariamente e na dieta low carb a ingestão diária é de aproximadamente 20% do total de calorias ingeridas.
As opções que se encaixam na dieta low carb são: cebola, espinafre, couve, pimentão, agrião, berinjela, abobrinha, chuchu, berinjela, rúcula, vagem, alho-poró, alface, aipo, rúcula, pepino, brócolis, acelga, couve-flor, aspargo, repolho roxo, cogumelos e tomate-cereja. Frutas como abacate; coco; kiwi, morango, amora, mirtilo, framboesa, acerola, limão; pitaya, maracujá, melão, abacate, pêssego.
Quanto às proteínas, bastante presentes na dieta low carb, podemos destacar ovos, carne vermelha magra, peito de frango, peixes. Laticínios com alto teor de gordura, mas devem ser consumidos com moderação. Inclua em suas compras gorduras boas como: amêndoa, avelã, castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, nozes-pecã, pistache, macadâmia, azeite, óleo de coco, salmão, atum e sardinha.
Evite temperos artificiais e prefira ervas frescas e secas, cebola, alho, cúrcuma, pimenta-do-reino, gengibre, coentro, páprica, sementes de mostarda, canela, cravo, entre outros. Sementes de chia, de gergelim, abóbora e linhaça podem ser incluídas na dieta, inclusive a farinha. Pode inclusive chocolate acima de 70% de cacau, mas com moderação é claro.
Os probióticos naturais como kefir ou os manipulados possuem papel importante para o bom funcionamento do intestino, beneficia a flora e fortalece a barreira intestinal, melhorando a absorção de vitaminas e minerais e evitando a passagem de toxinas, radicais livres e bactérias causadoras de doenças.
Alguns alimentos que são proibidos na dieta low carb são os processados e ultra-processados.
É importante variar as opções, logo é preciso planejar e se programar para atender a demanda. Priorize os alimentos naturais, cuide da hidratação, observe as quantidades. Só porque é permitido não significa que precisa comer sem controle determinados alimentos, monte seu prato e evite repetir. Mastigue devagar, procure ambientes tranquilos e fuja das distrações que desviam a atenção e fazem comer descontroladamente.
Como toda mudança de hábitos a dieta low carb requer disciplina, planejamento e a pessoa precisar ter consciência que não existe fórmula mágica para o emagrecimento a reeducação alimentar tem que surtir efeito para toda a vida.
Gostou do post de hoje? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.
0 Comentários